Nível de córrego será controlado

Esta semana técnicos da central da Defesa Civil do município estiveram aqui em São Miguel para realizar um estudo no Córrego Jacuí. O objetivo é instalar um aparelho chamado linígrafo, que é capaz de medir o nível de água no córrego e alertar a população local através de uma sirene sobre o risco de enchentes.

Além do aparelho medidor, uma régua será pintada em uma das margens do córrego com três cores: branco, amarelo e vermelho. Quando a água estiver no nível branco não há riscos de alagamentos. Se a quantidade de água subir ao nível amarelo o estado é de atenção e se alcançar a cor vermelha a população fica em alerta.

Agora com o período de chuvas é muito importante que haja métodos para ajudar a população a descobrir quando está em risco.

De acordo com Ronaldo Figueira, técnico da Defesa Civil central que realizou o estudo, o linígrafo vai funcionar da seguinte maneira: o aparelho avisará a central quando o nível do córrego estiver alto, em seguida a defesa civil central entrará em contato com a equipe da Subprefeitura de São Miguel que avisará Dna. Josenilda Rodrigues dos Santos, proprietária da lanchonete onde ficará instalada a sirene. Com o som, a população já fica informada sobre o risco de enchentes.

Vale ressaltar que não há previsão para instalação do aparelho. O estudo foi realizado e já se sabe qual o melhor local para seu funcionamento.