Capela de São Miguel com obras aceleradas

A restauração do piso e dos altares com seus elementos artísticos integrados como balautradas, coro, púlpito, arco cruzeiro, bem como, a pintura das estruturas e revestimentos serão os últimos passos para a conclusão da fase 1 das obras de restauração da Capela de São Miguel Arcanjo.
 

A fase, que  já concluiu o restauro dos beirais e cumeeiras , forros , estruturas e fundações, portas e janelas, paredes de Taipa , adobe e pau-a-pique, deve ser concluída em dezembro deste ano.
A captação de recursos para o início da fase 2, orçada em R$ 2,5 milhões,  já foi iniciada. Nesta fase, o projeto pretende transformar a Capela de São Miguel em espaço de visitação.
 

O circuito de visitação será composto por seis ambientes:  Adro, espaço exterior da Capela; Todos nós,  palco onde os povos formadores da região se apresentarão; Varanda de histórias, ponto de recepção dos visitantes;  Mãos a obra, onde o visitante conhecerá os sistemas construtivos utilizados na Capela;  Boas Vindas,  espaço para discutir-se qual a função original do alpendre  e, finalmente, a Capela, espaço para compreensão de cada época vivida pela Capela.
 

A fase 2 também prevê  desenvolvimento do Programa de Educação Patrimonial para formar agentes culturais da comunidade.
Construída em 1622, a Capela de São Miguel Arcanjo é o templo religioso mais antigo existente na cidade de São Paulo e um dos primeiros bens tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.