Defesa Civil tem Plano Preventivo contra a chuva

A proximidade do verão traz consigo a preocupação com alguns dramas  provocados pela chuva como desabamentos, enchentes e quedas de árvores. Só na primeira semana de novembro, a Defesa Civil de São Miguel atendeu 25 ocorrências de queda de árvores em vias públicas, escolas e automóveis.
 

Para minimizar os transtornos causados por estas situações a Comdec _ Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergência e a Coddec, Coordenadoria Distrital de Defesa Civil, colocaram em ação, desde o início de novembro, o Plano Preventivo Local.
 

Em São Miguel, o plano é posto em prática quando a Comdec repassa para o distrito o aviso do CGE a respeito da possibilidade de chuva forte na  região. A partir daí, a Defesa Civil local aciona as equipes da Assistência Social, Parques e Jardins e outras envolvidas no plano para que se coloquem em alerta, a fim de que as emergências sejam atendidas com o máximo de prontidão.
 

Vale lembrar que no último dia 22 de novembro o Prefeito Gilberto Kassab anunciou a criação Centro de Controle Integrado (CCOI), uma central de monitoramento de São Paulo que funcionará 24 horas por dia. O objetivo é integrar as informações de diversos órgãos públicos todos com atuação em situações de emergência urbana. 
 

Uma das ferramentas utilizadas pelo CCOI para evitar surpresas com as chuvas é o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O programa faz o acompanhamento do volume das chuvas e da variação dos níveis dos rios, em tempo real, por meio de equipamentos instalados em postos espalhados pela região em que está situada a Bacia do Alto Tietê.
 

A população pode ajudar na prevenção de desastres não jogando lixo nos córregos e nem água diretamente nas encostas, não construindo nas margens dos rios, córregos e barrancos. Para mais informações o telefone da Defesa Civil em São Miguel é o 6297-0543/9200 ramal 240, disponível 24 horas.