Santa Inês já tem 70% das obras concluídas

19/10/2007 - São Miguel Paulista

Está em fase de conclusão a construção de 84 unidades habitacionais, que fazem parte do projeto de Reurbanização da Favela Santa Inês. As habitações serão entregues no primeiro semestre de 2008 e beneficiarão as famílias removidas daquela área em março deste ano.

A primeira fase do projeto, que está com 70% das obras concluídas, incluiu a remoção de famílias de áreas de risco ou de locais onde o esgoto é despejado, requalificação da rede elétrica e de esgoto, canalização do Córrego Mirim, construção de um Parque Linear e abertura de novas ruas.

Em 2006 se iniciou um grande processo de reurbanização da favela. A Subprefeitura de São Miguel em parceria e coordenação de Hab Leste e gestão da Secretaria de Habitação conduz o projeto orçado em 24 milhões.

A iniciativa vem para atender a uma reivindicação antiga dos moradores, cerca de 10 anos, e para oferecer uma melhor qualidade de vida a todos.

O local ficará totalmente transformado. Terá quadras poli-esportivas, espaços públicos de lazer e esportes, canalização de córrego, que passa pelo local, e é onde estão instaladas as unidades habitacionais. Uma das principais áreas de risco, a que está localizada próximo á avenida Doutor Assis Ribeiro, será transformada em um Parque Linear. Também contará com campo de futebol, vestiários, mesas para jogos, churrasqueira e playground.

Já outra grande intervenção será a readequação do abastecimento de água e de coleta de esgotos, além da adequação do sistema de drenagem existente. As vias e vielas serão pavimentadas e ainda haverá a execução de obras de contenção das áreas de risco.

Para a segunda etapa, está prevista a construção de mais 84 unidades habitacionais.

Concluído todo o procedimento, os moradores receberão da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Habitação, título de posse.