Comunidade participa da Mini Jornada de Cidadania e tira documentos gratuitamente

Em dois dias de realização, a Mini Jornada de Cidadania no Jardim São Martinho, promovida pela Subprefeitura de São Miguel com o apoio da comunidade e do Centro de Integração e Cidadania (C.I.C.), permitiu que centenas de pessoas tirassem, gratuitamente, a primeira via de documentos. Foram 300 carteiras de identidade (R.G.), 60 carteiras de trabalho e 40 certidões, no mês de setembro.

Também no local, o Conselho Tutelar orientou aos interessados a respeito do processo de reconhecimento de paternidade.

Eliana Maciel, moradora do Jardim Helena, gostou da iniciativa e levou a enteada Ana Luiza, 6 anos, para tirar sua primeira carteira de identidade. “Aqui fica mais fácil, é mais perto de casa e não tem tanta burocracia. Se não aproveitasse essa chance, teria de ir até o Poupatempo de Itaquera, que é mais longe”,  analisou.


Sem a ajuda dos voluntários a ação não seria possível.  Marlene Pereira, 43 anos, é uma das participantes do grupo de 40 pessoas que  colaborou com o trabalho, e explica sua motivação: “Moro a 5 meses na Vila Jacuí, mas morei 20 anos aqui no Jardim Helena e sei da necessidade das pessoas daqui”.


No sábado, do dia 22, os moradores também puderam participar das atividades promovidas pelo Laboratório Lavoisier, que realizou exames de glicemia e aferição de pressão em 280 pessoas. O Centro de Testagem e Aconselhamento (C.T.A) realizou coleta de sangue para testes de hepatite e HIV em 54 moradores.


A Mini Jornada ocorreu na Escola Estadual Professor Fernandes Soares.  Rua Erva do Sereno, 500.