385 anos comemorados com muita festa

Dia 02 de setembro, apresentações de música, performances artísticas e exibição de Taiko - grande tambor -, antecederam a abertura oficial da festa, que contou com a execução dos hinos nacionais do Japão e do Brasil.  

Durante a festa, japonesas com elegantes trajes típicos e homens com roupas de samurai mostraram diversas danças típicas daquele país. Entre elas, a Dança do Guarda-chuva, na qual se misturam gestos suaves e vigorosos acompanhados pelos sons dos guizos presos nos guarda-chuvas.

Distribuídas pela praça, barracas vendiam pratos típicos como tempurá, yakissoba e doces japoneses.

Na entrada do Kaikan, e ao lado do palco, a presença das crianças foi festejada com flâmulas em formas de carpas voadoras - koinobori - adereço usado no Japão no Dia das Crianças como símbolo de sucesso. Exposições de ikebanas, arranjos de flores, bonsai e fotos compunham o cenário interno do Kaikan.

Emborcado sobre uma fogueira, um tacho de metal tornou-se uma das principais atrações de culinária na Festa Árabe, realizada no sábado dia 9 de setembro. Aquecido pelo fogo, o fundo do tacho servia de chapa onde uma senhora assava os pães sírios e os talemes – espécie de esfiha com os mais diversos recheios.

Esta foi uma das curiosidades apresentada na festa, organizada pela Associação Recreativa e Cultural Islâmica Beneficente, que atraiu pessoas de como Eloá, vinda da Vila Maria. “Venho da Zona Norte até aqui só para participar desta festa. É muito boa”.

Durante a programação, guiados por um professor, o público pode ensaiar os passos do Tabki, dança típica em que os participantes executam os passos numa grande roda.

As especialidades culinárias como charutos de folhas de uva, tabules, quibes crus, abobrinhas recheadas e doces como o mamoul (biscoito recheado com tâmaras, nozes ou pistaches) e o hirici (bolo de semolina com calda) uderam. ser apreciados.

Em tendas, o visitante pôde provar o narguile - fumo árabe, e fazer consultas místicas usando cartas ou o café árabe.

Neste final de semana, dias 15 e 16 de setembro serão realizados o São Miguel na Passarela e a Festa Brasileira. Confira a programação e participe.