AMA Jardim Romano é inaugurada em São Miguel

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entregou nesta quinta-feira (13) a AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Jardim Romano, na Vila Itaim, região de São Miguel Paulista, Zona Leste da Cidade. A unidade foi construída junto à UBS (Unidade Básica de Saúde) homônima, e tem capacidade para realizar 200 consultas de clínica médica e 150 consultas pediátricas por dia. O novo equipamento é fruto de parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Casa de Saúde Santa Marcelina.


"É 51ª AMA na Cidade e festejamos mais uma unidade de Saúde na Capital. Nós estamos consolidando a rede municipal de saúde em regiões distantes do Centro, justamente as áreas mais carentes de investimentos em saúde", afirmou Kassab. Dos 400 mil habitantes de São Miguel Paulista, 63% são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


As obras da AMA foram iniciadas em fevereiro. A Secretaria Municipal da Saúde é responsável pela gestão da nova unidade, supervisão das atividades assistenciais, monitoramento do plano de trabalho e fornecimento dos insumos e medicamentos. A Secretaria Estadual da Saúde custeou a adequação do prédio, aquisição de equipamentos médicos hospitalares, de informática e mobiliário. Também é responsável pelo custeio dos recursos humanos, por meio de repasses para a Casa de Saúde Santa Marcelina, responsável pela administração, equipe médica e recursos humanos, além de ter coordenado a obra de adequação do prédio para a instalação da AMA. No total, foram investidos R$ 420 mil. O custo mensal com recursos humanos é de R$ 136 mil.


Esta é a 14ª AMA fruto da parceria entre a Prefeitura e a Casa de Saúde Santa Marcelina. "É mais uma parceria com uma instituição de credibilidade e competência, que já é parceria da Prefeitura e da Cidade em outras AMAs. A parceria é importante para o fortalecimento da qualidade do atendimento de saúde, associando as ações dessas entidades ao nosso funcionalismo", explicou Kassab. 


A AMA Jardim Romano tem cinco consultórios médicos, salas de observação, emergência, medicação, inalação, curativo, administração, espera e recepção, além de banheiros adaptados para deficientes físicos. A unidade servirá de referência para os moradores dos bairros de Jardim Romano e Jardim Maia, e também para o Hospital Municipal Tide Setúbal e o Hospital Santa Marcelina. Funcionará de segunda-feira a sábado, inclusive nos feriados, das 7h às 19h.