Está mais seguro transitar no Centro de São Miguel

Só se passaram alguns meses da implantação do Projeto de Reorganização do Comércio Ambulante e São Miguel já tem números dignos de comemoração, segundo dados da polícia militar, houve uma queda de mais de 40% nas ocorrências policiais na região. As informações referem-se aos três primeiros meses que seguiram a efetivação do projeto, em janeiro deste ano, e apontam para a diminuição do número de furtos (51%), roubos (15,1%), estelionatos e acidentes de trânsito (37,5%).


Além da ação da subprefeitura, que tornou melhor a visibilidade e o trânsito local de pedestres, a ação a da Guarda Civil Metropolitana (GCM) – sob o comando regional do inspetor Rovilson Laudino –, tem sido fundamental para o alcance destes índices.


Com o objetivo de garantir a segurança do patrimônio público e das pessoas envolvidas na ação, a Guarda Civil e Policia Militar estiveram presentes desde o começo da implantação, quando as barracas foram removidas, e continuam atuantes na região central do bairro de São Miguel.  A GCM, além das rondas cotidianas, durante o horário comercial, mantém na área uma viatura e seis guardas civis metropolitanos, com o objetivo de fortalecer sua ação na prevenção de delitos. “A presença da viatura e do efetivo inibe a ação de marginais”, explica uma das  inspetoras da Guarda Civil Metropolitana.


As atuações da GCM não se restringiram apenas a área onde o comércio é mais forte no bairro, de acordo com solicitação da subprefeitura, ela pode atuar em forças tarefas para acompanhar fiscalização em horários alternativos, a fim de se garantir o elemento surpresa, informa a inspetora.


A Polícia Militar, também  tem feito do patrulhamento ostensivo um instrumento capaz de reduzir ainda mais estes números.