Operação Frentes Frias em São Miguel

A Subprefeitura de São Miguel, através da Supervisão da Assistência Social (SAS) e com parceria com a Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Coordenadoria de Saúde de São Miguel, Autarquia Hospitalar de Ermelino Matarazzo, Conselho Tutelar e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), dá início a operação de combate ás frentes frias.
 

A Operação Frentes Frias, como é chamada, é oriunda do Decreto Municipal nº 42.119, de junho de 2002 que dispõe sobre a atenção em caráter emergencial no âmbito da Defesa Civil á população em situação de rua. No tocante ao frio, há uma portaria que determina o período da operação, ou seja, quando a temperatura atingir 13ºC dá-se início ás operações.
 

A Guarda Civil Metropolitana acompanha todas as operações para evitar qualquer tipo de violência contra as equipes que tem como objetivo dar todo apoio necessário para a população em situação de rua, que são encaminhados para albergues da região através do apoio logístico da Defesa Civil. Já a Autarquia Hospitalar de Ermelino Matarazzo, contribui com o recebimento e agilidade no atendimento dado ás pessoas que são encaminhadas aos hospitais. O Conselho Tutelar tem como função verificar se existem crianças e adolescentes em situação de risco e enviá-las para abrigos. O SAMU transporta as pessoas doentes que se encontram em situação de rua para os hospitais e UBS (Unidade Básica de Saúde).

A Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social da Subprefeitura, por intermédio da Supervisão de Assistência Social, detalha o plano operacional com plantões de emergência junto aos servidores para então ir ás ruas, abordando e triando a população em situação de rua, oferecendo-lhes acolhimento junto á albergues e centros de referência conveniados com a Prefeitura de São Paulo.
 

A ocupação dos albergues é proporcional á demanda da população de rua. Se a demanda for além da capacidade de abrigo, a Supervisão de Assistência Social, já tem mapeado alternativas emergenciais em espaços públicos e/ou privados em uma parceria com a Defesa Civil.

Neste ano, as operações ocorrerão entre 1º de Junho e 31 de outubro.