Córregos mais limpos

A cada 40 dias, a Subprefeitura de São Miguel, limpa e faz a manutenção de cada um dos 16 córregos existentes no bairro, entre eles o Córrego Lajeado e Itaim localizados no Jardim Helena, e o Córrego Jacú, que fica próximo á Avenida Jacú-Pêssego.


São três equipes contratadas pela Supervisão Técnica de Limpeza Pública que cuidam da limpeza dos córregos e valas. Trinta funcionários, três caminhões e três peruas tomam conta do serviço, levando em média de dois a até oito dias para concluírem o trabalho de corte de matos às margens dos córregos.


Além das limpezas manuais também são feitas limpezas com máquinas, o chamado desassoreamento, que é uma atividade mais complexa, tendo em vista que é necessária a ocupação da faixa não edificante dos córregos. Por isso, o desassoreamento mecanizado só é executado nos trechos que possibilitam o estacionamento de máquinas de grande porte, chamados de Escavadeira Hidráulica ou Drag-Line.


Para a retirada dos materias recolhidos, entulhos e matos, são usados ferramentas adequadas e vestimentas de proteção que possibilitam a chegada dos trabalhadores até o nível d'água. Do começo do ano até agora foram recolhidos 240. 331 m² de entulhos dos 16 córregos de São Miguel.