São Miguel é uma escola

Os alunos das escolas municipais de São Miguel, tem um motivo a mais para querer freqüentar a escola todos os dias. Este motivo, são as oficinas desenvolvidas nas EMEIS e EMEFS do bairro, no CEU São Carlos e no Balneário Almirante Pedro de Frontim. Todos os dias cerca de 15 mil alunos freqüentam aulas de música, dança, teatro, cultura, arte, tennis, vôlei, fotografia, futebol e circo, além de muitas outras atividades, antes ou depois do período em que estudam e, também, durante os finais de semana.

O Projeto São Paulo é uma escola visa contribuir para o crescimento do cidadão, criando oportunidades para que seu potencial se desenvolva. Este projeto organiza, antes e depois do horário de aula, atividades culturais, esportivas e de lazer, todas coerentes com os conteúdos pedagógicos de cada escola, que ainda analisa e escolhe quais oficinas irão ser realizadas para melhor atender aos alunos beneficiados pelo projeto.

As aulas oferecem momentos de cultura e lazer, mas tendo o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do cidadão. As oficinas têm duração de duas horas, e conta com a participação de no máximo 20 alunos.

Depois que começam a freqüentar as oficinas, é notório o desempenho dos alunos durante as aulas, mesmo aqueles considerados mais difíceis, tornam-se cada vez mais aplicados e disciplinados. As oficinas ajudam aos alunos acreditarem cada vez mais em seu potencial, muitos deles, por virem de famílias humildes, não acreditam que podem estar desenvolvendo uma atividade cultural diferente, mas as oficinas vêm para ajudar na descoberta de um talento individual escondido.

As crianças se tornam um veículo de transmissão de conhecimento e informação para seus pais, sendo assim há uma grande melhoria na qualidade de vida dos alunos e de suas famílias. A criança se sente valorizada, sua auto estima é aumentada devido as constantes apresentações que elas participam pelas escolas de São Miguel.

Um dos destaques do bairro, é a pequena Jéssica de apenas 8 anos, estudante da segunda série do CEU Parque São Carlos. Ela participa das aulas de capoeira, e já conquistou medalhas devido sua participação em campeonatos que acontecem no bairro, uma delas nas Olimpíadas de São Miguel.

O CEU Parque São Carlos atualmente oferece 320 oficinas, atendendo a 300 crianças, nos períodos da manhã e tarde e oferece aulas de natação, xadres, robótica, sopro, percussão, flauta, artes, dança entre tantas outras atividades, para os alunos de São Miguel está é uma grande oportunidade para se desenvolverem cada vez mais como cidadãos e terem cada vez mais uma maior qualidade de vida.