Projeto Passeio Livre

Resgatar o passeio público através da padronização das calçadas, e promover uma requalificação urbana que permita maior acessibilidade às pessoas portadoras de mobilidade reduzida, para que todos possam usufruir os serviços oferecidos á comunidade, é o objetivo do Projeto Passeio Livre, desenvolvido atualmente pela Subprefeitura de São Miguel.

A área de intervenção nesta etapa será na avenida Marechal Tito, desde a Praça José Caldini, até o número 794. As calçadas serão adaptadas de maneira que melhorem o fluxo das pessoas que possuem algum tipo de mobilidade reduzida, aos cadeirantes e aqueles com dificuldades visuais.

Este projeto simplifica e atualiza a legislação, e incorpora novas tecnologias permitindo assim uma maior funcionalidade da calçada. Um novo padrão foi definido pela Prefeitura da cidade, responsável por organizar o passeio público. A calçada será dividida em duas ou três faixas, sendo que a primeira destina-se a colocação do mobiliário urbano, árvores, rampas de acesso, poste de iluminação e sinalização de trânsito, a segunda será plana e desobstruída, para a melhor circulação de pedestres, já a terceira faixa, a de acesso aos lotes.

As novas calçadas irão garantir a todos o direito de ir e vir, o que resgata o conceito de passeio público, perdido no meio de tantos buracos que a população encontra diariamente ao transitar pelas ruas, além de requalificar e organizar a paisagem urbana e melhorar as condições de atuação do comércio formal do bairro. A pretensão da Subprefeitura é que as obras sejam finalizadas até o final do mês de novembro e que não atrapalhe o comércio na época das vendas de final de ano, já que a obra será realizada de madrugada.