Defesa Civil prepara plano de combate a chuva

A Defesa Civil da Subprefeitura de São Miguel, até o dia 20 de outubro, receberá sugestões para o melhor desenvolvimento do Plano Preventivo da Defesa Civil para o período de chuvas 2006-2007.

Este plano mostra as diretrizes de atuação da Defesa Civil, para o melhor atendimento à população durante os meses do ano com maior incidência de chuvas, que vai de outubro á abril de 2007. O objetivo é a diminuição do impacto dos danos ambientais causados pelas enchentes no bairro e no Município.

Todas as Defesas Civis do Município atualmente estão trabalhando na formação deste projeto, já que todos serão encaminhados para a Prefeitura que os compilará, elaborando um projeto só, que deverá ser seguido por todos.

As Instituições Estaduais e Municipais, Organizações Sociais, ONGs, Entidades Privadas, Entidades Comerciais, Voluntariado e a Sociedade Civil de uma forma geral estão convidados a encaminharem suas sugestões á Defesa Civil, que também espera contar com a colaboração destes para a consolidação do plano. A ajuda poderá vir na forma de vagas e espaços disponíveis para o abrigo de pessoas, colaboração com cestas básicas ou alimentos, medicamentos, roupas, produtos de limpeza, colchões, cobertores, vagas disponíveis em hospitais, assim como profissionais voluntários que também poderão ajudar nas diversas situações de emergência que são combatidas nos períodos de chuvas.

No final de setembro também, a Defesa Civil de São Miguel recebeu, como premiação pelo seu bom trabalho e desempenho uma nova base fixa. Rádio comunicador para estar em contato direto com a Comdec, Polícia Militar, Policia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, entre outras entidades, estando pronta para responder a qualquer chamado de emergência.

A base fixa será doada através do PAM – Plano de Auxilio Mutuo do Alto Tietê – ao qual integra, junto com 15 empresas e outras 12 entidades, prestando auxilio em situações de emergência, visando o patrimônio das empresas e bem estar da população.

Um dos motivos para este reconhecimento vem através da criação do PASE – LESTE, Plano de Auxilio em Situação de Emergência da Zona Leste. O plano é formado por funcionários das Defesas Civis das Subprefeituras de São Miguel, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus e Vila Prudente.

Alguns dos objetivos do plano é a prevenção de acidentes, a remoção de famílias de áreas de risco, como também prestar ajuda as Subprefeituras de outras regiões em situações de emergência, como ocorre sempre quando lhe é solicitado. Para a discussão dos problemas e dos assuntos do PASE LESTE são feitas reuniões quinzenais com a participação de todos os membros integrantes das Subprefeituras da Zona Leste. Sua intenção agora é ter uma sede própria, que tenha um depósito e conte com materiais e equipamentos de emergência.