Um mês repleto de comemorações e homenagens a São Miguel

No mês de Setembro, São Miguel comemorou 384 anos. Quase quatro séculos de história e desenvolvimento, que vão desde a sua antiga Capela, construída por índios e resistente aos dias de hoje, a sua imponente Catedral, passando por suas Indústrias e Universidade, até chegar no comércio cada vez mais forte e auto-suficiente.

Foram quatro finais de semana, do dia 09 á 30 de setembro, que trouxeram muita alegria, cultura e lazer aos moradores do bairro. As colônias Japonesa e Portuguesa organizaram festas típicas para demonstrar um pouco de toda sua cultura para os participantes do evento.

As comemorações foram abertas com a Festa da Nação Brasileira. O evento ocorreu na própria subprefeitura, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas durante todo o dia. Muito entretenimento, comidas típicas de diferentes partes do país e do mundo e também muita música animaram a todos. Grupos de Rock, Axé, Pagode e Sertanejo, além de apresentações de cantores de MPB, Forró e de grupos de dança country, portuguesa e árabe. Já a comunidade japonesa promoveu uma tradicional apresentação de Taiko, batidas em grandes tambores que serviam para motivar os guerreiros para a batalha.

Paralelamente á festa, nos dias 09 e 10, ocorria sob o viaduto Jacu Pêssego, a 2ª Etapa do Circuito Balboa e Mogul Skateboards, com 160 participantes e um grande público para assistir ao show dos atletas. A primeira etapa começou no sábado 09, com as eliminatórias dos participantes mirim e iniciante, e no domingo 10 aconteceu a final do mirim, feminino e logo após as eliminatórias do amador. Os ganhadores levaram para casa troféus, medalhas, e muitos produtos como, shapes, tênnis, camisetas, moletons, meias, tocas, munhequeiras.

Seguindo os festejos, na noite de sexta-feira, dia 15 de setembro, aconteceu na Igreja Congregacional Hermon, um culto evangélico reunindo 12 igrejas. O evento contou com a apresentação de um vídeo em homenagem ao bairro, em que foram mostrados todos os setores da sociedade que fazem o bairro acontecer, como a delegacia, a Associação Comercial e a Subprefeitura. Vale ressaltar que pela segunda vez pode-se contar com eventos evangélicos na comemoração oficial dos festejos de São Miguel e mais uma vez o evento foi maravilhosamente realizado.

Dando continuidade ás comemorações, nos dias 16 e 17 de setembro, foram realizados o Festival de Bandas e Fanfarras, o Passeio Ciclístico Unicsul e a Festa Japonesa.

Foram 23 escolas que se apresentaram no Festival de Bandas e Fanfarras. Os alunos das escolas da região, puderam demonstrar seu grande talento e esforço para dar continuidade a esta tradição de todas as instituições de ensino. As vencedoras na classificação geral e do dia 16, primeiro dia de festa, foram em primeiro lugar a EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro, em segundo EMEF José Pedro leite Cordeiro e em terceiro com a EMEF Madre Maria Imilda do Sacramento. Já no domingo o troféu ficou com a EMEF Raimundo Correia, em segundo EMEF João Augusto e em terceiro com a EMEF Almirante Pedro de Frontim.

Na manhã do dia 17, ocorreu o Passeio Ciclístico Unicsul, os atletas deram uma volta no bairro, simbolizando um abraço de todos os ciclistas que parabenizaram São Miguel por seus 384 anos. Também neste dia a Festa Japonesa estava sendo realizada na Praça da Paz, reunindo toda a comunidade e a colônia, que teve a oportunidade de demonstrar toda a sua tradição.

Centenas de pessoas por todo o dia, puderam conferir apresentações típicas de dança e música. E dentro da Associação Cultural e Desportiva Nikkei ocorria uma exposição de fotos que retratava a chegada e a instalação dos japoneses no bairro.
Sexta-feira 22, o aniversário de São Miguel prestou a Homenagem aos Pioneiros, aqueles que ajudaram a construir a história de São Miguel. Domingo 24, foi a vez do tradicional Desfile Cívico. Este ano o evento contou com a participação das corporações da polícia civil e militar, bombeiros, exército, Guarda Civil Metropolitana e das defesas civis de São Miguel, Itaim e Guaianazes, além da presença e participação do Clube dos Motoqueiros de São Miguel Paulista e de um grande desfile de carros antigos. Nem o mau tempo conseguiu afastar o animo dos que lá estiveram. Com a execução do hino nacional e o hastear das bandeiras, deu-se início a passagem dos cerca de 200 alunos das escolas municipais da região que participaram do desfile.

Já às 17h, na Catedral de São Miguel Arcanjo, dava-se início a Procissão, Festa do Padroeiro e Missa de Ação de Graças. A procissão, com um grande número de fiéis que acompanhavam o padroeiro do bairro, percorreram diversas ruas. Logo após as 18h deu-se início a Festa do Padroeiro.

Contando com um grande número de presentes, trazendo alegria para toda a comunidade, que participaram e ajudaram na organização do evento. Depois, ás 19h, foi celebrado a Missa de Ação de Graças, para agradecer o padroeiro do bairro as graças cometidas por ele aos moradores.

Para encerrar este mês repleto de comemorações, a Festa Portuguesa. Na Casa do Brunhosinho, não poderiam faltar suas deliciosas comidas típicas. Bacalhau, tremoços e vinho, além de muita música e dança.