Conselho Tutelar de São Miguel realiza reunião do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Na última quarta-feira (3), foi realizada pelo Conselho Tutelar da Subprefeitura de São Miguel a reunião do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), visando à conscientização dos pais das crianças participantes do programa. A reunião contou com palestra e dinâmicas entre os familiares, organizadas pelos profissionais da Coordenadoria de Assistente Social e Desenvolvimento (CASD).

Tendo como principal objetivo tirar as crianças e adolescentes do trabalho considerado “perigoso”, ou seja, aquele em que põe em risco a saúde e segurança dos menores. Este encontro teve como temas: os direitos e deveres dos pais e dos filhos, como utilizar o auxílio de R$ 40,00 que é oferecido pelo PETI, pois esse valor é oferecido não como um salário e sim para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças, a importância de acompanhar o estudo dos filhos e quando, como e por que procurar o conselho tutelar.

Nas dinâmicas realizadas, ficou destacada uma em que foi pedido para que os pais falassem sobre lembranças de sua infância, por incrível que pareça a maioria tem como lembrança que quando crianças eram obrigados a trabalhar para ajudar no sustento da casa e não tinham oportunidade para lazer e nem praticar esportes.

Ouvindo tais declarações os assistentes sociais presentes concluíram que os pais passam para seus filhos aquilo que lhe foi oferecido na infância e concluíram conversando com eles para tentar reverter essa idéia e aconselhá-los a dar a seus filhos tudo que não tiveram.