Produção artesanal do Sítio da Casa Pintada recebe incentivo

Na semana passada, representantes do Sebrae e da Caixa Econômica Federal reuniram-se no Centro de Assistência Social e Desenvolvimento de São Miguel para prestar esclarecimentos sobre criação de cooperativas. Estiveram presentes na reunião além do coordenador de CASD São Miguel, a coordenadora do CASD Cidade Tiradentes, a diretora do Centro de Convivência da Casa Pintada, a representante da Supervisão Alimentar, a supervisora de Assistência Social de São Miguel, e um grupo de 6 bordadeiras.

O encontro discutiu a viabilidade de implantação de cooperativas para suprir a necessidades das bordadeiras do Sítio da Casa Pintada que não tinham condição de comercializar as peças que produziam. Na reunião, a Coordenadora do CASD Cidade Tiradentes relatou a experiência das costureiras da região com o clube de lojistas do Brás, onde a Subprefeitura servia como agente facilitador da relação entre lojistas e costureiras.

Como as bordadeiras do Sítio da Casa Pintada têm dificuldade para a comercialização de suas confecções por falta de espaço, a Subprefeitura pretende implantar um projeto semelhante ao ocorrido na Cidade Tiradentes e ser mediadora entre costureiras e lojistas.

A iniciativa do Sebrae junto a Caixa Econômica, de orientar a criação de cooperativas fundamenta as discussões e esclarece dúvidas sobre a implantação do projeto, bem como evidencia os benefícios financeiros e sociais que este trará à comunidade envolvida.

Estão previstas novas reuniões com a presença de todas as bordadeiras, que decidirão sobre a implantação da cooperativa e quais regras e objetivos serão seguidos, tudo sob orientação e acompanhamento da coordenadoria de CASD.