Encontro de Boas Práticas - Agente Jovem acontece no próximo dia 30

A Supervisão de Assistência Social da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento da Subprefeitura de São Miguel promove, no próximo dia 30 de setembro, o 1º Encontro de Boas Práticas – Agente Jovem, dentro das festividades do aniversário de São Miguel Paulista.

O Encontro consiste em apresentar 35 projetos desenvolvidos por jovens de 15 a 18 anos.

Dos 35 projetos, 17 são desenvolvidos no Distrito de São Miguel Paulista em parceria com a Organização Social – ABEC, abrangendo 125 adolescentes. Nesse distrito os projetos têm sido desenvolvidos por tema gerador.

 

Área Temática Tema Gerador Quantidade de Projetos
Saúde e Meio
Ambiente
1 - DST/AIDS

1

2 - Gravidez na adolescência

3

3 - Uso indevido de medicação

1

4 - Aborto e seus riscos

1

5 - Meio ambiente e canalização

1

6 - Projeto Radial – Meio Ambiente

1

7 - Sexo seguro

1

8 - Poluição e reciclagem

1

Política, Cidadania e Trabalho 9 – Primeiro emprego

1

10 – Asfalto da rua

1

11 – Projeto Radial – Política

1

Cultura, Educação e Esporte 12 – Grupo Cultural

1

13 – Educação

1

14 – Educação no esporte

1

15 – Projeto Jornal Informativo

1

 No Distrito do Jardim Helena, 18 projetos tem sido desenvolvidos em parceria com a Organização Social MOCA, envolvendo 150 jovens, cuja atuação está voltada para equipamentos parceiros.

Equipamento Nº de Jovens Ação
EMEI "MARIA QUITÉRIA" 08 (M) – 08 (T) Apoio aos trabalhos sociais e pedagógicos em andamento, assim como desenvolvimento de atividades culturais e recreativas.
EMEI "MARIA DA LUZ" 08 (M) – 08 (T)
EMEI "D. PEDRO" 04 (M) – 04 (T)
EMEI "JARDIM HELENA" 03 (M) – 03 (T)

Equipamento Nº de Jovens Ação
CEI "JARDIM SÃO MARTINHO" 03 (M) – 03 (T) Apoio aos trabalhos sociais e pedagógicos em andamento, assim como, desenvolvimento de atividades culturais e recreativas. Trabalho de orientação sobre a importância da vacinação infantil.
CEI "HELENA PEREIRA" 02 (M) – 03 (T)
CRECHE PRÉ-ESCOLA "CLÁUDIO JANUÁRIO" 03 (M) – 03 (T)

Equipamento Nº de Jovens Ação
EE "ESTELA BORGES MORATO" 05 (M) - 05 (T) Campanhas educativas, oficinas culturais, auxílio na elaboração de projetos comunitários, referente à juventude, divulgação de projetos já existentes na área da juventude para outros jovens, campanha de limpeza e a importância da acomodação correta do lixo nos intervalos de aula.
EE "FERNANDO SOARES" 05 (M) - 05 (T)
EMEF "RAIMUNDO CORREA" 05 (M) - 05 (T)
EE "HECKEL TAVARES" 05 (M) - 05 (T)

Equipamento Nº de Jovens Ação
UBS "JARDIM HELENA" 06 (M) - 06 (T) Participação e divulgação em campanhas de vacinação, acompanhamento das carteiras de vacinação, auxílio na elaboração de palestras dirigidas a comunidade sobre o uso de preservativos, gravidez na adolescência, DST/AIDS.
UBS "JARDIM MAIA" 02 (M) - 02 (T)

Equipamento Nº de jovens Ação
MOCA 01 (M) - 01 (T) Auxílio na organização de eventos para a comunidade, roda de conversa com idosos e auxílio nas oficinas direcionadas para esse público, rodas de leituras para crianças e idosos, apoio aos projetos sociais já existentes.

Equipamento Nº de jovens Ação
INSTITUTO “ALANA” 03 (M) - 02 (T) Auxílio na organização de eventos para a comunidade, roda de conversa com idosos e auxílio nas oficinas direcionada para esse público, rodas de leituras para crianças e idosos, apoio aos projetos sociais já existentes.

Equipamento Nº de jovens Ação
CEU "CURUÇÁ" 01 (M) - 01 (T) Estímulo ao voluntariado, funcionando como multiplicadores, participação em campanhas educativas, trabalho de orientação e informação.

Equipamento Nº de jovens Ação
PROJETO "AMANHÃ SER" 02 (M) - 02 (T) Auxiliar no bom desempenho escolar, no fortalecimento das relações sociais e familiares, bem como fortalecimento da auto-estima.

Equipamento Nº de jovens Ação
PROJETO "SAÚDE" 02 (M) - 02 (T) Sensibilizar a população jovem e adulta para refletir sobre as necessidades de utilização de práticas seguras na preservação das DST/AIDS.

Equipamento Nº de jovens Ação
PROJETO "MUSICAL" 04 (T) Levar informação cultural, histórica, e, sobretudo cidadania, tudo isso através da música instrumental, desenvolvida por meio de oficinas.

Equipamento Nº de jovens Ação
"TRUPE DOS BONECOS" 05 (T) Levar informação cultural, cidadania, com temas propícios para a idade, agindo com consciência do papel social, com pleno respeito a civilidade agindo de forma contributiva.

Equipamento Nº de jovens Ação
"TRUPE CRIARTE" 07 (M) Levar informação cultural, cidadania, com temas propício para a idade, agindo com consciência do papel social, com pleno respeito a civilidade agindo de forma contributiva.

A atuação dos jovens nos equipamentos educacionais obedece disponibilidade da grade curricular e pedagógica, de forma que o trabalho venha a contribuir com o desenvolvimento do equipamento.

Os projetos de teatro são grupos itinerantes na comunidade agendados com antecipação apresentados nos equipamentos da região.

O projeto de saúde é desenvolvido na própria entidade, em que os jovens sensibilizam a população para participação das palestras.

O Projeto Agente Jovem tem por objetivo preparar o jovem para atuar racionalmente no desenvolvimento pessoal e comunitário e estimular o seu papel de protagonista na sociedade, oferecendo instrumentos conceituais que permitam ao jovem se superar, preparar-se para atuar de modo cooperativo e contribuir para a transformação da própria comunidade.