PREFEITURA DE SÃO PAULO

Carnaval de Rua em São Paulo celebra a diversidade

Em seis dias, quase 400 blocos desfilaram nas ruas com ritmos como forró, MPB, sertanejo, axé, pop. eletrônico, além das tradicionais marchinhas.

23/02/2023 15h38

Com um time de cerca de 5.000 pessoas entre fiscalização e limpeza, o Carnaval de Rua 2023 se consolida em todas as regiões da capital. Mesmo nos locais onde se apresentaram os megablocos, que juntaram meio milhão de pessoas, a recuperação das vias para a cidade foi rápida e eficiente. A expectativa é que o Carnaval de rua deste ano tenha público de 15 milhões de pessoas. Para atender quem vai brincar e devolver as vias para a cidade, a Secretaria Municipal das Subprefeituras, SMSUB, colocou nas ruas o maior contingente de profissionais atuando antes, durante e depois da passagem dos blocos.

 
 
Em seis dias de uma festa livre, democrática e descentralizada, os trios elétricos arrastaram multidões e receberam grandes nomes do cenário nacional como Gretchen, Gustavo Mioto, Pabllo Vittar, Michel Teló, Thiago Abravanel, Alceu Valença, Gloria Groove, entre outros. No comando da festa, quase 400 blocos levaram a folia para uma multidão de foliões que nem com a chuva, deixou de pular o Carnaval. Outros 97 estão previstos para o próximo final de semana e recebem artistas como Baianasystem, Daniela Mercury e Pedro Sampaio, encerrando a programação oficial deste ano.
 
Em todos os locais por onde passaram blocos ou mesmo nos bairros com os cortejos carnavalescos oficiais, a devolução das vias foi rápida e o encerramento dos blocos dentro do limite máximo permitido. E está na limpeza pública o maior número de funcionários a serviço do Carnaval de rua.
 
 
A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), disponibilizou cerca de 3 mil pessoas para atuarem nas vias. Por dia, em média, foram 2.653 pessoas na varrição e 351 veículos utilizados na limpeza. Nos seis dias foram utilizados 3.395 metros cúbicos de água de reuso e 8.325 litros de desinfetante para realizar a limpeza das vias.
 
Nos seis dias, com ajuda do grande contingente de equipes e equipamentos, foram retiradas 694,45 toneladas de resíduos das vias. Por dia, são disponibilizados em média 286 contêineres no trajeto dos blocos, mais de 500 cestos aramados, 528 papeleiras e 170 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).
 
A expectativa da SMSUB é reciclar mais de 50% do material coletado, número que pode variar, em caso de chuva, por contaminação do resíduo. Em 2020, foram coletadas 663 toneladas e metade foi reciclada.
 
A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana – SELIMP faz a gestão dos resíduos sólidos e limpeza das vias públicas e praças onde os blocos irão desfilar e é a limpeza mais rápida do Brasil após realização de eventos – em cerca de 40 minutos, as vias da cidade são devidamente limpas, lavadas e entregues para a livre circulação diária de pessoas e veículos.
 
Fiscalização
 
Para a fiscalização , são 100 equipes atuando durante o carnaval, somando 1,5 mil pessoas coibindo a venda irregular de produtos, como os engarrafados em vidro . Até o momento, foram apreendidos 1.292 sacos de produtos comercializados de forma irregular nos seis dias, em todas as regiões da cidade. As maiores apreensões aconteceram nas Subprefeituras Pinheiros, Sé, Vila Mariana e Lapa, respectivamente.
 
 
 
 
Não foi flagrada nenhuma situação pelos agentes vistores em relação à Lei n° 16.647/2017, que dispõe sobre a aplicação de sanções à pessoa que urinar em via pública. Em 2020, foram aplicadas 199 multas. A festa conta com 28 mil banheiros químicos, incluindo os adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em 2020, foram disponibilizados cerca de 22 mil.
 
Até o momento, as Subprefeituras não multaram nenhum bloco de rua por irregularidades.
 
Paulista Aberta
 
Através da Portaria N° 003, a Subprefeitura Sé suspendeu o Programa Ruas Abertas no âmbito da Avenida Paulista, exclusivamente, nas datas de 12/02/2023, 19/02/2023, 21/02/2023 e 26/02/2023 no período do Carnaval de Rua 2023, com objetivo da correta ordenação do uso do solo, e a fim de conferir maior segurança aos munícipes na cidade de São Paulo.