Carnaval de Rua em São Paulo celebra a diversidade

Em seis dias, quase 400 blocos desfilaram nas ruas com ritmos como forró, MPB, sertanejo, axé, pop. eletrônico, além das tradicionais marchinhas.

Com um time de cerca de 5.000 pessoas entre fiscalização e limpeza, o Carnaval de Rua 2023 se consolida em todas as regiões da capital. Mesmo nos locais onde se apresentaram os megablocos, que juntaram meio milhão de pessoas, a recuperação das vias para a cidade foi rápida e eficiente. A expectativa é que o Carnaval de rua deste ano tenha público de 15 milhões de pessoas. Para atender quem vai brincar e devolver as vias para a cidade, a Secretaria Municipal das Subprefeituras, SMSUB, colocou nas ruas o maior contingente de profissionais atuando antes, durante e depois da passagem dos blocos.

 
 
Em seis dias de uma festa livre, democrática e descentralizada, os trios elétricos arrastaram multidões e receberam grandes nomes do cenário nacional como Gretchen, Gustavo Mioto, Pabllo Vittar, Michel Teló, Thiago Abravanel, Alceu Valença, Gloria Groove, entre outros. No comando da festa, quase 400 blocos levaram a folia para uma multidão de foliões que nem com a chuva, deixou de pular o Carnaval. Outros 97 estão previstos para o próximo final de semana e recebem artistas como Baianasystem, Daniela Mercury e Pedro Sampaio, encerrando a programação oficial deste ano.
 
Em todos os locais por onde passaram blocos ou mesmo nos bairros com os cortejos carnavalescos oficiais, a devolução das vias foi rápida e o encerramento dos blocos dentro do limite máximo permitido. E está na limpeza pública o maior número de funcionários a serviço do Carnaval de rua.
 
 
A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), disponibilizou cerca de 3 mil pessoas para atuarem nas vias. Por dia, em média, foram 2.653 pessoas na varrição e 351 veículos utilizados na limpeza. Nos seis dias foram utilizados 3.395 metros cúbicos de água de reuso e 8.325 litros de desinfetante para realizar a limpeza das vias.
 
Nos seis dias, com ajuda do grande contingente de equipes e equipamentos, foram retiradas 694,45 toneladas de resíduos das vias. Por dia, são disponibilizados em média 286 contêineres no trajeto dos blocos, mais de 500 cestos aramados, 528 papeleiras e 170 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).
 
A expectativa da SMSUB é reciclar mais de 50% do material coletado, número que pode variar, em caso de chuva, por contaminação do resíduo. Em 2020, foram coletadas 663 toneladas e metade foi reciclada.
 
A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana – SELIMP faz a gestão dos resíduos sólidos e limpeza das vias públicas e praças onde os blocos irão desfilar e é a limpeza mais rápida do Brasil após realização de eventos – em cerca de 40 minutos, as vias da cidade são devidamente limpas, lavadas e entregues para a livre circulação diária de pessoas e veículos.
 
Fiscalização
 
Para a fiscalização , são 100 equipes atuando durante o carnaval, somando 1,5 mil pessoas coibindo a venda irregular de produtos, como os engarrafados em vidro . Até o momento, foram apreendidos 1.292 sacos de produtos comercializados de forma irregular nos seis dias, em todas as regiões da cidade. As maiores apreensões aconteceram nas Subprefeituras Pinheiros, Sé, Vila Mariana e Lapa, respectivamente.
 
 
 
 
Não foi flagrada nenhuma situação pelos agentes vistores em relação à Lei n° 16.647/2017, que dispõe sobre a aplicação de sanções à pessoa que urinar em via pública. Em 2020, foram aplicadas 199 multas. A festa conta com 28 mil banheiros químicos, incluindo os adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em 2020, foram disponibilizados cerca de 22 mil.
 
Até o momento, as Subprefeituras não multaram nenhum bloco de rua por irregularidades.
 
Paulista Aberta
 
Através da Portaria N° 003, a Subprefeitura Sé suspendeu o Programa Ruas Abertas no âmbito da Avenida Paulista, exclusivamente, nas datas de 12/02/2023, 19/02/2023, 21/02/2023 e 26/02/2023 no período do Carnaval de Rua 2023, com objetivo da correta ordenação do uso do solo, e a fim de conferir maior segurança aos munícipes na cidade de São Paulo.