São Miguel Paulista recebe programa de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas de informalidade urbana

A ordem de início das obras ocorreu na última sexta-feira (24), com o objetivo de preservar os recursos hídricos, oferecer saúde, qualidade de vida para a população e promover a sustentabilidade urbana

Na última sexta-feira (24), o bairro de São Miguel Paulista foi contemplado com a ordem de início das obras do Programa Água Legal, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A cerimônia foi realizada no Parque Helena e contou com a presença do governador Rodrigo Garcia e do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.

Com o objetivo de preservar os recursos hídricos, oferecer saúde, qualidade de vida para a população e promover a sustentabilidade urbana, o Programa Água Legal tem a finalidade de regularizar o abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas com características de informalidade urbana.

As obras atenderão um conjunto de seis regiões densamente povoadas: Chácara Três Meninas, Viela das Flores, Vila da Paz, Jardim Novo Horizonte, Jardim Romano, todas elas situadas no Distrito do Jardim Helena; e Rua Olga Artacho, no Distrito de Cangaíba.

Atualmente, estes núcleos de ocupação urbana que se localizam junto à margem esquerda do rio Tietê ou em suas proximidades, recebem abastecimento de água por procedimento informal, através de conexões sanitariamente precárias e irregulares à rede pública.

“A garantia de um sistema efetivo de abastecimento de água e rede de esgoto regular é um marco na história do bairro, principalmente nessas grandes áreas ocupadas por pessoas que necessitam e lutam por políticas públicas de qualidade”, ressalta o subprefeito de São Miguel Paulista, Fernando Velucci.

Segundo a Sabesp, o projeto prevê a instalação de 7.430 ligações de água (4.500 ligações a regularizar, 1.730 ligações de água que se encontram inativas e 1.200 ligações de água que apresentam consumo zero); inclui também a execução de 4.500 ligações de esgotos; a implantação de novas redes de distribuição e coleta; a supressão de infraestrutura irregular e a melhoria da infraestrutura local.