Virada Cultural 2022 tem público de mais 3 milhões de pessoas

Sob o lema “Virada do Pertencimento”, maior evento de rua da cidade contou com palcos em todas as regiões, levando grandes apresentações para a periferia

  A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que a Virada Cultural 2022 teve público total de 3,1 milhões de pessoas, superando a expectativa de dois milhões de espectadores, divididos por mais de 500 atrações. Com o lema Virada do Pertencimento, a edição foi realizada em oito regiões espalhadas pela cidade de São Paulo: Butantã (Zona Oeste), Freguesia do Ó (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Campo Limpo (Zona Sul), M'Boi Mirim (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste), o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro), além dos equipamentos culturais da SMC e de parceiros.

O sucesso do evento se espalhou por toda a cidade. Mais de 96 equipamentos culturais da SMC receberam atrações de diversas linguagens artísticas, incluindo dança, circo, música, cinema, teatro, brincadeiras e exposições. “Depois de dois anos, a Virada, que já é um patrimônio de São Paulo, teve significado especial neste ano, pois deu voz aos talentos da periferia”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

"Descentralizar significa dar protagonismo a lugares que muitas vezes não tem. Esse é o momento do centro entender a grandeza, a beleza, a força e a produção cultural da periferia. Esse é o momento da periferia ter sua arte diante dos holofotes", afirma a Secretária de Cultura Aline Torres. "Mudamos a varanda do Copan para a varanda de São Miguel Paulista, da Freguesia do Ó, de Itaquera, de M’Boi Mirim."

“A Virada do Pertencimento deu certo também pela geração de empregos. Conseguimos impactar e contratar milhares de pessoas. É a retomada da economia, é a cultura contratando todos esses profissionais”, afirma a secretária. “Também demos oportunidade do público de descobrir artistas jovens que estão despontando, como no show da Pitty, que convidou a Jup do Bairro para a apresentação no Butantã. Foi incrível. É a Cultura fazendo o povo ir para as ruas, após dois anos de pandemia, para curtir, cantar, dançar e ocupar seus quintais. A Virada virou com muita alegria e shows que estamparam os sorrisos nos rostos dos paulistanos. Isso é pertencimento!", conclui Aline Torres.

Voltada para o público infantil, a programação da Viradinha aconteceu nos palcos de rua de todas as regiões, no domingo. As crianças puderam se divertir com oficinas, cortejos, peças de teatro e atividades de recreação, como pintura de rosto, cama elástica e infláveis gigantes. Entre os destaques, estiveram as oficinas do grupo infantojuvenil Mad Science, que aconteceram nos palcos Arena Vale, Rio Diniz (Campo Limpo), Piraporinha (M’Boi Mirim) e Luiz Dumont Villares (Parada Inglesa). A Viradinha também aconteceu nos espaços culturais da SMC.

Com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), a Virada do Pertencimento contou com intérpretes de Libras em 9 palcos, 12 Viradinhas, 3 bibliotecas, 5 teatros, 5 centros culturais e 5 casas de cultura, somando mais de 90 atrações com Libras e uma com audiodescrição. Os palcos contaram também com área reservada para PCD.

A Virada Cultural teve a parceria institucional do Sesc São Paulo (Serviço Social do Comércio), com uma programação gratuita em 15 unidades, com mais de 90 atrações, ampliando ainda mais a Virada em todas as regiões da cidade. Todas as linguagens artísticas integraram a programação do Sesc na Virada, que incluiu shows de Banda Mantiqueira com a participação de Guinga e João Bosco, Alessandra Leão e Sapopemba, Mahmundi, Lenine, Sandra Sá, Zizi Possi e Marina Lima.

O diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, destaca que a “adesão maciça do público às atividades da Virada Cultural também aconteceu nas atividades oferecidas pelas unidades do Sesc, complementando uma ação propositiva para a democratização da arte e a sociabilização entre os públicos mais diversos. Para Miranda, “a parceria do Sesc com a Prefeitura, desde a primeira realização, reafirma o comprometimento com um evento tão paulistano”.

Limpeza
As equipes de zeladoria da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) atuaram em todos os palcos. No total, 1.535 colaboradores trabalharam no evento, entre varredores, motoristas e encarregados, todos da equipe de limpeza urbana. O serviço de limpeza contou também com uma frota de 174 veículos que possibilitaram a coleta de mais de 109 toneladas de resíduos e a utilização de 332 metros cúbicos de água de reuso para lavagem das vias. Para um maior apoio nas 24 horas de Virada Cultural, foram instaladas 93 papeleiras, 90 cestos aramados e 96 pev’s (ponto de entrega voluntários) na entrada de cada show, para serem entregues os objetos não permitidos no evento.

Segurança
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atuaram em diversas regiões da cidade. A medida garantiu as condições de segurança e fluidez do tráfego durante os eventos. Na parte da segurança, a GCM atuou no policiamento preventivo com um efetivo de 540 agentes e 176 viaturas no serviço operacional, além de 15 viaturas da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), que estarão disponíveis para ações durante todo o período do evento.

A GCM registrou duas ocorrências de roubo na região central da cidade, onde quatro pessoas foram detidas e cinco aparelhos celulares recuperados e devolvidos aos proprietários. A primeira, na noite de sábado (29), no Vale do Anhangabaú, três infratores foram detidos com dois celulares pertencentes às vítimas, além de outros dois aparelhos, possivelmente produtos de roubo ou furto. A segunda ocorrência, na madrugada de domingo (29), um homem foi detido pela GCM, na Praça Ramos de Azevedo, por roubo de celular. O infrator foi conduzido ao 77º Distrito Policial.

A Polícia Militar também fez uma operação especial com o objetivo proporcionar o desenvolvimento do evento, garantir a ordem nos locais de deslocamento do público e preservar a integridade dos participantes em geral. Essa ação mobilizou 1,4 mil policiais e 300 viaturas. Segundo balanço parcial da PM, durante o evento, 585 pessoas foram abordadas e 10 detidas, em sua maioria na região central de São Paulo. Além disso, 55 veículos foram abordados, 53 motos vistoriadas e 21 autos de infração e autos de infração de trânsito realizados. Também foram recuperados pelo menos quatro celulares e uma faca foi apreendida. Ainda de acordo com a PM, 12 carros e uma moto que tinham sido roubados foram recuperados.

Além das ações do policiamento preventivo a pé e motorizado, o evento contou com Bases de Policiamento Comunitário, instalações físicas, emprego do efetivo da Operação Sufoco nos pontos com maior concentração de público, além do apoio do Comando de Trânsito, Comando de Policiamento de Choque e Comando de Aviação.
As câmeras de videomonitoramento da Polícia Militar tiveram suas lentes voltadas para a identificação de condutas suspeitas, anti-sociais e criminosas, além dos policiais estarem durante todo evento portanto as Câmeras Operacional Portáteis.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.