São Miguel Paulista celebra o direito de ocupar as ruas com o Festival Bike Arte Gira

A população de São Miguel Paulista vai ter essa oportunidade no sábado, 9 de novembro, quando acontece a segunda edição desse projeto

 O Festival Bike Arte Gira proporciona sensações e histórias inesquecíveis para quem participa dele e a população de São Miguel Paulista vai ter essa oportunidade no sábado, 9 de novembro, quando acontece a segunda edição desse projeto. Durante todo o dia, a rua Serra da Juruoca será ocupada apenas por pessoas. Elas poderão se envolver em dezenas de atrações e atividades que celebram o direito que possuem de estar nas ruas em segurança e sem a circulação de carros.

na foto o evento crianças em uma oficina do bike arte

Foto: Acervo Bike Arte 

A primeira edição aconteceu em Heliópolis, em 29 de setembro. Passaram por lá quase 2 mil pessoas. Foram consertadas 70 bicicletas e mais de 150 crianças pedalaram com o Rodinha Zero, entre outras atrações que promovem a sustentabilidade da comunidade a partir da mobilidade ativa.

Em São Miguel Paulista, não será diferente e, assim como em Heliópolis, a maioria das atividades é produzida localmente para que tanto a renda como o conhecimento adquiridos permaneçam e se perpetuem na comunidade.

na imagem uma pessoa do bike arte, ensinando uma criança a andar de bicicleta

Foto: Acervo Bike Arte

A programação começa de manhã e vai até as 19 horas. Das 11 às 17 horas, crianças de 2 a 11 anos vão aprender a pedalar livremente com a equipe do Rodinha Zero, que vai emprestar bicicletas e ajudá-las e pedalar sem rodinhas auxiliares. Quem está com bike quebrada vai poder fazer manutenção básica de graça com a Mecânica Comunitária e ainda dar um toque colorido com o pessoal da customização de bicicletas.

O Bazar da Bike vai vender modelos reformados pelos alunos e alunas do curso Viver de Bike com preços a partir de R$ 50,00. E ainda haverá o sorteio de uma bicicleta Trek novinha em folha. 

A parte cultural trará diversidade com apresentações de talentos locais. A partir do meio dia, o palco recebe a cultura tradicional do Maracatu - Porto de Luanda; a literatura falada do Sarau Pretas Peri; o dancehall da Lei di Dai - Sound System; o show de cultura Drag Queen com o Coletivo Acuenda; o Lucas Afonso e Samba Coletivo; e o rap de As trinca.

na foto os profissionais do bike arte confeccionando um grafite

Foto: Acervo Bike arte

Também vai haver compartilhamento de aprendizados adquiridos durante a semana anterior, quando, quatro oficinas realizadas no bairro geraram produção arte, cultura e conhecimento . Quem estiver no festival será convidada a ajudar a colar os cartazes produzidos durante a oficina de lambe-lambe Lambike, de saber com o foi o processo de produção dos zines que a oficina de cicloativismo Pedale-se produziu a partir do resgate de histórias de afetividade com a bicicleta e ainda ajudar na finalização dos grafites produzidos por estudantes da Escola Estadual, Pedro Moreira durante a oficina Arte Inclusiva.


Serviço: Festival Bike Arte Gira

Quando: 9 de novembro - das 11 às 19 horas

Onde: Rua Serra da Juruoca - São Miguel Paulista

Preço: Grátis

Apoio da Fundação Tide Setúbal

Programação: CLIQUE AQUI E CONFIRA 

 

O projeto Bike Arte Gira

O Bike Arte Gira é projeto voltado para populações menos favorecidas com intuito de fomentar a arte e promover o direito à cidade e mobilidade urbana. É composto por oficinas de formação educacional, cultural e artística e um festival gratuito, a céu aberto, onde o espaço público é ocupado com atividades e manifestações heterogêneas com a temática da bicicleta e produzidas por artistas da própria comunidade.


Ele é habilitado pelo Pro-Mac, Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Prefeitura de São Paulo, e é patrocinado integralmente pela UBER. Além de Heliópolis e São Miguel, haverá edições em três regiões periféricas da Capital em 2020.


Para mais informações siga as redes do Bike Arte no Facebook e Instagram.


Sobre o Aromeiazero

Organização sem fins lucrativos que promove a bicicleta como instrumento de transformação social, cultural e pessoal, estimulando a diversidade e a colaboração. A missão é promover uma visão integral da bicicleta, não só como transporte, mas também como expressão artística, oportunidade de renda, lazer, esporte e também como ferramenta de mudança no modo de vida e humanizando as relações nos centros urbanos.