Histórico

Conheça a história da Subprefeitura São Miguel Paulista

Localizada no extremo leste da capital, a área de jurisdição da Subprefeitura São Miguel Paulista tem 24,30 km². É composta pelos distritos de São Miguel Paulista, Vila Jacuí e Jardim Helena.

Segundo dados de 2010 do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a região possui aproximadamente 370 mil moradores. Por sua história e tradição, São Miguel Paulista é o distrito que dá nome à região da Subprefeitura.

O bairro começa com a Aldeia de Ururaí, formada por índios guaianases que haviam deixado os arredores do Colégio Jesuíta de São Paulo. Ururaí era como os índios denominavam o Rio Tietê, que margeia a região.

Por volta de 1560, para marcar presença cristã na aldeia dos guaianases, o padre José de Anchieta construiu uma capela na região, batizada de São Miguel, nome de seu arcanjo de devoção. O bairro de São Miguel Paulista começou a crescer ao redor da capela.

Pela importância história, a Capela de São Miguel Arcanjo foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938. O ponto inicial do bairro é um marco na história e na cultura local. A Capela de São Miguel, que passou por uma restauração em 2007, faz parte da Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como “Praça do Forró”, referência à cultura nordestina da região.


Radiografia da região da Subprefeitura São Miguel

Área territorial: 24,30 km²
Distritos: São Miguel Paulista, Vila Jacuí e Jardim Helena.
População total: 369.496 mil habitantes

EQUIPAMENTOS

Educação

Equipamento Unidade
CEIs - diretos e indiretos 65
EMEFs - escola municipal de ensino fundamental 23
EMEIs - Escolas Municipais de Educação Infantil 21
CEUs - Centros Educacionais Unificados 2

Saúde

Equipamento Unidade
UBSs - unidade básica de saúde/PSFs - programa de saúde da família 17
AMAs - assistência médica ambulatorial 3
Hospitais 1
Ambulatórios de Especialidades 1

 

Veja também:

Documento de tombamento da Capela de São Miguel Arcanjo
Documento de tombamento do Sítio Mirim