Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

Veja como o CATE pode te ajudar

O CATe presta o mesmo serviço do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), além de intermediação de emprego, também oferece:

  • Processos seletivos com empresas
  • Formalização do MEI (Microempreendedor individual)
  • Habiltação do Seguro Desemprego
  • Oficinas de Orientação para o Trabalho
  • Orientação Trabalhista e Previdenciária (CATe Central)
  • Emissão de Carteira de Trabalho

O CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) agora se chama CATe (Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor), se você está procurando uma oportunidade de emprego na Grande SP, cadastrar seu currículo em um posto CATe é fundamental, pois a agência pública de emprego é vinculada ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) sendo um dos principais empregadores da cidade de São Paulo – SP.

Além de empregos o posto também oferece regularmente cursos gratuitos de qualificação profissional para os moradores da Grande São Paulo em parceria com o MTE (Ministério do Trabalhado e Emprego) e instituições como o Sebrae, SESI, SENAI, etc.

Cadastro de currículo no CATe pela internet

A opção mais prática de cadastrar seu currículo e consultar as oportunidades disponíveis no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor de São Paulo (CATe) é pela internet. Online o cadastro deve ser feito pelo site MTE Mais Empregos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Se o candidato optar por se cadastrar de forma presencial, o currículo será cadastrado na base de dados do Mais Empregos, pois tal sistema é interligado ao SINE (Sistema Nacional de Empregos).

Acesse o site MTE MAIS EMPREGOS [maisemprego.mte.gov.br] no menu esquerdo selecione a opção TRABALHADOR e, em seguida, VAGAS DE EMPREGO, tal como mostra a imagem abaixo:

 

Na tela seguinte você deve fazer o login. Caso não tenha senha basta selecionar a opção “DESEJA CADASTRAR TRABALHADOR?” e efetuar um cadastro gratuito.

Em sua área exclusiva será possível cadastrar o seu currículo e consultar as oportunidades disponíveis com o seu perfil profissional.

Dica: quanto mais completo estiver o seu cadastro, maior a probabilidade de ser convocado para uma entrevista. Lembre-se, após se cadastrar é preciso acompanhar as vagas disponíveis no Painel de Vagas do site MTE Mais Empregos e, caso tenha alguma oportunidade compatível com o seu perfil que seja de seu interesse, candidatar-se ao cargo. Com isso será gerada a ficha de encaminhamento para a entrevista junto ao recrutador.

Atenção: cuidado com os sites falsos na internet. Há um portal na internet que usa o nome do SINE (Sistema Nacional de Empregos) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) indevidamente. O único site autorizado a oferecer o cadastro de currículo para o CAT é o maisempregos.mte.gov.br gerido e administrado pelo Governo Federal através do Ministério do Trabalho.

O cadastro online no CATe e MTE Mais Empregos é sempre gratuito! Tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

Documentos necessários

 Alguns documentos são quase que imprescindíveis para quem está procurando um emprego. No cadastro online recomenda-se que tenha consigo os seguintes documentos:

  • 1 (um) documento de identificação oficial com foto (pode ser o RG, CNH ou Passaporte);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), caso não possua, leve duas fotos 3×4 e um comprovante de endereço para que o documento seja emitido gratuitamente;
  • 1 (um) número de inscrição social, pode ser o PIS, NIT, NIS ou PASEP;

Caso opte pelo cadastro presencial recomenda-se que tenha em mãos, além dos documentos acima, os seguintes documentos:

  • Atestado de Antecedentes Criminais – documento pode ser obtido gratuitamente pela internet no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP);
  • 1 (um) comprovante de endereço atualizado (qualquer conta de água, luz, telefone, etc, do endereço em que reside atualmente);
  • Currículo para facilitar o preenchimento dos dados;

Mapa do CATe

www.google.com/maps/d/viewer

Endereço

Para facilitar o atendimento a população, além da unidade móvel do CATe, há mais de vinte e cinco postos físicos que prestam atendimento gratuito para a população. Confira o endereço das unidades da região de São Mateus:

CATe São Mateus I
Avenida Mateo Bei, 1.641

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 h às 17 h.

CATe São Mateus II
Avenida Ragueb Chohfi, 1.400 - nParque São Lourenço, ao lado da Estação Jardim Colonial do Monotrilho

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 h às 17 h.

Como cadastrar vaga de emprego no CAT

Caso seja um empregador – Pessoa Física ou Jurídica – saiba que o CATe pode ajudá-lo gratuitamente no processo de recrutamento e seleção dos candidatos. Na internet o empregador pode efetuar o cadastro por meio do site maisempregos.mte.gov.br basta clicar em “EMPRESA” e, em seguida, selecionar [VERIFICAR CURRÍCULO DE TRABALHADOR] ou [DISPONIBILIZAR VAGAS DE EMPREGO], tal como mostra a imagem abaixo:

Será necessário efetuar um cadastro e, posteriormente, disponibilizar as vagas de emprego ou consultar o currículo dos trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (SINE) do MTE Mais Empregos.

 

Nota: embora no MTE + Empregos apareça a opção “EMPRESA”, é possível disponibilizar vagas de emprego como PESSOA FÍSICA (CPF), não é necessário ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para disponibilizar oportunidades no CAT ou PAT da cidade de São Paulo – SP.