Subprefeitura realiza corte de mato na região

A Subprefeitura São Mateus está empenhada nos serviços de zeladoria quando se fala em corte de mato. Na manhã do dia 07 de dezembro, sexta-feira, duas frentes de trabalho cortam o mato em dois locais diferentes. Uma equipe realiza ação na Avenida Aricanduva, na altura do conjunto Habitacional 2 de Maio e outra equipe está na Praça Miguel Ramos de Moura, conhecida popularmente como Praça do Vinho, no IV Centenário.

A Prefeitura de São Paulo realiza os serviços de corte de mato e grama em canteiros centrais e laterais de ruas, praças, córregos, escadarias, vielas, viadutos, pontes, ruas e terrenos públicos.


Trabalhadores de macacão laranja e boné roçam grama na avenida, ao lado da divisão metálica entre a área ajardinada e a pista. Um deles segura a tela de proteção, que evita o lançamento de detritos.  Ao fundo, caminhão de lixo segue adiante.

Equipe de corte de mato na Avenida Aricanduva
 

Qualquer munícipe que identificar a necessidade de corte de mato em áreas públicas pode possível solicitar o serviço, que é gratuito, pelos seguintes canais:

- Aplicativo SP156;

- Portal de Atendimento SP156;

- Central SP156;

- Praças de Atendimento das Subprefeituras;



Trabalhadores com macacão laranja e capacetes azuis fazem o corte de capim. Enquanto dois seguram a tela de proteção verde, que evita o lançamento de detritos, dois outros usa a roçadeira, com equipamentos de proteção no rosto e um avental de lona no peito.

Equipe de corte de mato na Praça Miguel Ramos de Moura

Após o pedido do munícipe são realizadas as seguintes etapas:

- vistoria ao local e avaliação das condições para determinar a necessidade e urgência do serviço e programação conforme as prioridades.

- caso haja necessidade de capinação ou roçada em calçada, calçadão, escadarias ou vielas, viadutos ou pontes, vias públicas ou terrenos públicos, casos em que a responsabilidade pela execução do serviço é da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), a Subprefeitura aciona a AMLURB para que o serviço seja realizado pela empresa com a qual aquela instituição tenha contrato ativo;

- havendo necessidade de capinação ou roçada de praças, canteiros ou córregos, casos em que a responsabilidade pela execução do serviço é da Subprefeitura, a solicitação é inserida na programação dos serviços;

- a ordem de serviço é encaminhada para a equipe da empresa com contrato ativo para a execução dos serviços.
- capinação ou roçada é executada e os resíduos são levados para aterro sanitário.

Caso o mato esteja em calçada de imóvel particular ou em terreno particular, ou nos casos em que a Prefeitura não executa o serviço de capinação e roçada, o/a responsável pelo imóvel será notificado pela Prefeitura para providenciar a capinação ou roçada do local.

três trabalhadores fazem o corte de  grama. Um deles usa vassourão para limpar o passeio.