Reforma de galeria na Rua Ayrton Senna

A Subprefeitura São Mateus está realizando, desde o dia 1º de dezembro, as obras de reforma de galeria na Rua Ayrton Senna, Jd. São Francisco, Distrito de São Rafael. Essa obra, é uma galeria de passagem que levará até o córrego as águas pluviais que desembocam no local, para melhorar o escoamento.



A água de chuva que escorre pelo telhado, pela calha e pelos ralos tem que seguir para os bueiros nas ruas, onde estão as galerias pluviais. Ela será naturalmente levada para os rios e córregos. Já o esgoto do banheiro, lavanderia, cozinha e lavabo vai para a rede coletora, embaixo da terra, e depois para a estação de tratamento. Quando os ralos e calhas de uma casa estão ligados à rede coletora de esgoto, a tubulação não dá conta do recado. Principalmente no verão, quando o volume de chuvas é muito grande.



De acordo com a empresa responsável por esse serviço na cidade de São Paulo, quando a rede coletora de esgoto entope, o esgoto volta pelos ralos e invade a casa ou prédio.A parte baixa do imóvel alaga, provoca mau cheiro e a sujeira, aumenta o risco de doenças, sem falar que as tubulações podem romper, dentro de casa ou na rua.



Os funcionários da Sabesp tem como realizar diversos testes que podem indicar se a água de chuva e o esgoto estão separados. Quando se lava o quintal, a água escoada tem de sair na sarjeta, na rua. Já a água do banho, da pia ou da descarga precisa passar pela caixa de inspeção. Basta abrir a tampa dela, em geral na garagem ou na calçada, e ver se esse esgoto está passando por lá.

Se você está construindo, fique atento para que a água de chuva e o esgoto estejam sempre separados. Se seu imóvel já está pronto ou foi comprado de terceiros, fique de olho se a água de chuva vai para a sarjeta. Não jogue óleo de fritura na pia, pois ele entope a tubulação. Com isso, o esgoto volta para dentro de casa e lembre-se: Lugar de lixo é no lixo. Não jogue embalagens, roupas íntimas, preservativos, cabelos ou absorventes na privada.

Com informções de: Site da Sabesp