São Mateus completou 59 anos com muitas festas

No domingo, dia 30 de setembro,  um ato ecumênico marcou o inicio dos festejos pelas  comemorações dos 59 anos de São Mateus.   O subprefeito de São Mateus Clóvis Luiz Chaves, o anfitrião da festa, recebeu os convidados no palco montado na avenida Mateo Bei, 2400, com as presenças do Deputado Estadual de São Paulo Zico Prado, o Vereador da Cidade de São Paulo Gilson Barreto, o Tenente/Coronel Tratz do Exército Brasileiro, Capitão Sobral da Policia Militar de SP, Inspetora Guacira da GCM , representantes do Banco Itaú, da ECOURBIS, Atacadão, Compre Bem, Empreendimento Torres, Mercado Municipal Sapopemba,  e outras autoridades da região.

Durante a semana, a população pôde acompanhar o Festival Mix, uma homenagem ao Dia do idoso que também fez parte das comemorações pelo aniversário do bairro. O Festival Mix  reservou uma semana com entretenimentos musicais: sertanejo, forró, Samba, dança dos anos 60, ginástica rítmica, exposição de artesanatos dos Núcleos Sócios Educativos com trabalhos diferenciados. E no domingo foi o grande dia.

A principal avenida do bairro, a Mateo Bei, foi palco mais uma vez dos desfiles cívico e militar. As escolas públicas e particulares não apresentaram um tema especifico, mas não deixaram de passar  suas mensagens  voltadas para a cidadania, a igualdade, o esporte e a cultura.

Já o desfile militar trouxe uma novidade com a passagem do CPOR (Centro Preparatório de Oficiais) do Exército Brasileiro sob o comando do 1º Tenente Evandro, além das tradicionais passagens de viaturas da Policia Militar de Estado de São Paulo, da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil de  São Mateus.

A Zoonose de São Mateus lembrou temas obrigatórios como as prevenções contra doenças provocadas por ratos e o mosquito da Dengue e a posse responsável de animais. As entidades sociais e ongs sempre participativas dos eventos locais expuseram para a comunidade os relevantes serviços prestados para a população de São Mateus.

Novidades não faltaram na avenida este ano. O lata-velha, do Professor Jaime, despertou a curiosidade de todos que só puderam ver o carro no programa do Luciano Huck da TV Globo e ali estavam tendo a oportunidade de vê-lo ao vivo. Outra atração que causou entusiasmo foi a apresentação da equipe Chicoloco com seus carros envenenados fazendo grandes acrobacias no asfalto em curto espaço, mas com muita segurança garantida pela experiência daqueles talentosos pilotos.

No encerramento dos festejos, à tarde, a casa de show mais conhecida da região, a Expresso Brasil, abriu suas portas para os moradores verem de perto seus ídolos da música popular como Edu Ribeiro, Refla, Travessos e ainda contribuírem para ajudar famílias carentes com doações de alimentos.

Segundo   Vera Lúcia Balduino Nogueira, Coordenadora da Assistência Social e Desenvolvimento de São Mateus, foram arrecadados nove toneladas que alimentos destinados para a Bolsa de alimentos da Prefeitura de São Paulo, conforme declarou Vera Lúcia.

Ao final, o Subprefeito Clóvis Chaves agradeceu a todas as pessoas que prestigiaram o evento e àqueles que colaboraram com a organização dos festejos.