Prefeito vem a São Mateus entregar 88 moradias populares

Ao lado do Subprefeito Clóvis Chaves, Kassab fez a entrega das obras que neste primeiro momento beneficiam 667 famílias e a população ainda ganhou uma ampla área de lazer e esporte

O prefeito da Cidade de São Paulo Gilberto Kassab  e o subprefeito de São Mateus Clóvis Luiz Chaves participaram de cerimônia da entrega do conjunto habitacional São Francisco Núcleo A, localizado no Jd. São Francisco, distrito do São Rafael. A área do empreendimento entregue é de 99.200 m².

Com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio da  Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), a obra custou R$ 11,3 milhões. Os moradores financiarão as moradias, pagando prestações subsidiadas que lhes darão direito à posse dos imóveis. As obras tiveram início em julho de 2006 e a comercialização das unidades é feita pela CDHU.

O Programa São Francisco Global é constituído por uma área de 1,7 milhão de m² onde vivem 13 mil famílias e que também terá obras de urbanização. O processo licitatório está em andamento e prevê investimentos de R$ 114 milhões.

Nesta fase, foram entregues 88 casas sobrepostas, além de 10 mil m² de pavimentação, guias, sarjetas, passeios, ruas e vielas; canalização do córrego Caguaçu; paisagismo, praças; rede de drenagem, água e esgoto; execução de gabião; e construção de muro de arrimo para conter desabamentos.

Joilma Pereira Dias, 29 anos, moradora da área há dez anos, lembra bem o passado recente. "Eram muitos barracos, muitos  ratos.   Não tínhamos coleta de lixo, água, luz - e quando tinha, era na 'gambiarra'." As poucas melhorias implantadas, como a cimentação de algumas vielas, haviam sido feitas pelos próprios moradores.

O Subprefeito de São Mateus Clóvis Chaves lembrou que a obra irá beneficiar a todos os moradores do entorno da região, pois, além da construção das moradias e das obras de infra-estrutura, o campo de futebol 1º de Maio, chamado com orgulho de estádio por seus freqüentadores, está sendo totalmente reformado ganhando a  construção e reformas das arquibancadas, vestiários, banheiros, abrigos para jogadores e juizes e de sua sede. “O campo reformado vai se tornar uma boa opção de lazer e esporte para todos”, disse o subprefeito.