Munícipes agregam propostas ao Plano Diretor,

Oficina realizada no CEU São Mateus orienta lideranças

A oficina, conduzida pela Secretaria Municipal de Licenamento, Urbanismo e Licenciamento (Smul), foi realizada no teatro do Centro Educacional Unificado, fneste sábado, dia 30 de julho, das 9h ao meio-dia, com uma exposição em vídeo do que é o Plano Diretor da Cidade de São Paulo e os fundamentos para sua atualização. Participaram lideranças comunitárias, integrantes do Conselho Participativo Municipal de São Mateus, munícipes interessados no assunto. O coordenador de Governo Local da Subprefeitura e a coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Subprefeitura, que são arquitetos, estiveram presentes e uinteragiram com o participantes. . 

mulher morena, de blusa e cabelos pretos presta atenção em explicações dadas por outra mulher loira, em pé. A ouvinte está sentada e com um folheto explicativo sobre a mesa.

Monitora dá explicações sobre o Plano Diretor a participante da oficina 

 

Veja mais detalhes sobre o Plano Diretor:  

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), promoverá, em três sábados (23 e 30 de julho e 06 de agosto), Oficinas Presenciais na região das subprefeituras para a Etapa 1 da Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE). Ao todo, serão realizados 24 encontros, uma Oficina por subprefeitura, permitindo aos munícipes que escolham aquela mais perto de casa ou trabalho. Consulte o calendário no site do Plano Diretor SP.

Importante destacar que o primeiro ciclo de oito Oficinas no âmbito desta Revisão aconteceu em 7 de maio no território das regiões das subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Lapa, Vila Maria/Vila Guilherme, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia do Ó/Brasilândia e Perus. Ao final da Etapa 1 do processo revisional do PDE, a Prefeitura terá realizado um total de 32 Oficinas Presenciais.

As Oficinas Presenciais são abertas a todos os cidadãos e entidades da sociedade civil e seu objetivo é ouvir a população e identificar os limites do processo revisional e seus temas prioritários.

Uma mulher está diante de um quadro com diversos papeis autocolantes, chamados post-it, nas cores limão e bege, com algo escrito neles.

Alterações sugeridas pelos participantes, coladas à parede, para que todos possam ter acesso

O convite para as Oficinas programadas para 23 de julho foi publicado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial (clique aqui). Elas acontecerão a partir das 9h, na região das subprefeituras Parelheiros, Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Campo Limpo, Santo Amaro, Cidade Ademar, Butantã e Pinheiros.

Confira abaixo a programação:

23 de julho: Subprefeituras Parelheiros, Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Campo Limpo, Santo Amaro, Cidade Ademar, Butantã e Pinheiros

30 de julho: Subprefeituras Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianazes, Cidade Tiradentes, Itaquera, São Mateus e Penha

6 de agosto: Subprefeituras Sapopemba, Vila Prudente, Aricanduva/Formosa/Carrão, Mooca, Sé, Vila Mariana, Ipiranga e Jabaquara

Os locais e endereços de cada Oficina serão disponibilizados no site do Plano Diretor SP.

 

Etapa 1 da Revisão Intermediária do PDE

As 32 Oficinas Presenciais integram a Agenda Participativa da Etapa 1 da Revisão Intermediária do Plano Diretor. Além desses encontros, ela prevê 9 Audiências Temáticas Virtuais Noturnas, 3 Reuniões Vespertinas virtuais e Consulta Pública online, já disponível na plataforma Participe+.

O novo calendário da Etapa 1 foi apresentado ao Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) em 5 de julho. Ele considera a prorrogação do prazo de conclusão do processo revisional para 31 de dezembro de 2022, aprovada pela Câmara Municipal no mês passado. O objetivo do Município nesta fase é apresentar à sociedade civil o Diagnóstico da Aplicação do PDE, identificar os limites da Revisão e seus temas prioritários e receber contribuições.

Ao término da Etapa 1 será dado início à definição das próximas fases do Processo Participativo da Revisão, como recebimento de propostas e discussão da minuta de projeto de lei.

O calendário completo da Etapa 1 pode ser consultado no site do Plano Diretor SP.

Saiba mais abaixo:

 

Consulta Pública

Em 4 de julho foi reaberta consulta pública online no site Participe+ para a Revisão do PDE. Com base no Diagnóstico da Aplicação do Plano Diretor, é apresentado um questionário, desenvolvido pela equipe técnica da SMUL, com temas relevantes à Revisão. A consulta fica disponível para receber comentários até 12 de agosto. Clique aqui para participar.

 

Audiências Temáticas Noturnas

A partir de 19 de julho, serão retomadas as Audiências Temáticas Noturnas virtuais. Essas reuniões acontecerão sempre às 19h e qualquer cidadão poderá participar via Microsoft Teams. Também haverá transmissão simultânea no canal da SMUL no YouTube. Elas estão divididas em 9 temas: Patrimônio e Políticas Culturais, Ordenamento Territorial, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Desenvolvimento Social, Instrumentos de Política Urbana e Gestão Ambiental, Gestão Democrática, Mobilidade e Habitação. Os encontros sobre estes dois últimos foram realizados no mês de maio.

 

Oficinas Presenciais

Em três sábados (23 e 30 de julho e 06 de agosto) o Município promoverá Oficinas Presenciais na região das subprefeituras. Importante destacar que já foram realizadas em 7 de maio oficinas nas regiões das subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Lapa, Vila Maria/Vila Guilherme, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia do Ó/Brasilândia e Perus. Ao todo, serão organizadas 32 Oficinas, uma por subprefeitura, permitindo aos munícipes que escolham aquela mais perto de casa ou trabalho.

 

Reuniões Vespertinas

Nos dias 20 e 26 de julho e 03 de agosto haverá a realização de 3 Reuniões Vespertinas virtuais para entidades representantes dos segmentos Movimentos Populares, Empresarial e Acadêmico/Entidades de Classe. Os links do Microsoft Teams serão disponibilizados nos sites do Plano Diretor SP. Os encontros também serão transmitidos no Youtube.

 

Por que revisar o Plano Diretor?

Como toda política de longo prazo, o Plano Diretor, previsto até 2029, prevê mecanismos para o planejamento e desenvolvimento da cidade. O objetivo da revisão é fazer aperfeiçoamentos e ajustes à luz da realidade atual desde o início de sua vigência. Esses ajustes respeitarão todas as premissas que o Plano Diretor de 2014 propõe em relação a seus Objetivos e Diretrizes. A participação social é essencial para a construção de uma proposta de revisão à altura dos desafios e pluralidades de São Paulo.

 

Passo a passo da revisão do PDE

Em 2021, a Prefeitura iniciou a Revisão, cumprindo etapas importantes, como a divulgação de estudos técnicos, a busca ativa da população para conscientização do processo revisional e recolhimento de contribuições e a realização de reuniões temáticas virtuais. Todo o trabalho realizado permite que aconteçam em 2022 os debates com a sociedade acerca dos limites da Revisão e das propostas de ajuste na lei.

Participantes de oficina estão em um salão, sentados em cadeiras de plástico brancas, com materiais impressos sobre as mesas. Alguns estão em pé.

Na oficina, participantes puderam montar propostas para alterações no Plano Diretor

 

O Plano Diretor Estratégico é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município. Elaborado com a participação da sociedade, é um pacto social que define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Ao propor caminhos para atingir esses objetivos, o PDE busca compatibilizar as ações do poder público e da iniciativa privada para que o planejamento do município atenda às necessidades coletivas de toda a população.

O Plano Diretor, em vigor desde 31 de julho de 2014, tem como principal diretriz aproximar emprego e moradia. O atual PDE prevê o horizonte até 2029 para que seus objetivos sejam alcançados.

Acesse o link para mais detalhes sobre as oficinas.

Acesse também o link https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16050-de-31-de-julho-de-2014, para obter o detalhamento da lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014.

Participantes da oficina estão sentados em poltronas vermelhas dentro de um teatro.

Antes da oficina, participantes assistiram a apresentações de vídeo sobre o Plano Diretor