Exposição de carros antigos são destaque no aniversário de São Mateus

Foram 60 veículos que marcaram época

A comemoração dos 73 anos de São Mateus, completados em 21 de setembro, foi no sábado (25/09), no  CDC São Mateus, na Rua Doutor Aureliano da Silva Arruda, 559, entre 10h e 14h. A área de maior movimentação foi o amplo estacionamento, onde ficaram os carros antigos, que iam desde dois modelos do Ford 1929, aos idolatrados fuscas e kombis impecáveis, cuidados pelos donos como joias. Jipes, Galaxy, Landau, Opala, Caravan, Chevette, Corcel II, foram outros modelos predominantes. Uma curiosidade: dois proprietários trancaram seus veículos, foram trabalhar nas proximidades e só à tarde voltaram para buscar as “carangas”.

O CDC abriu logo cedo para receber as equipes de futebol infantil, que durante toda a manhã se apresentaram no campo, com uma torcida de familiares e amigos posicionada nos assentos à direita. Foram vários eventos de orientação, entre eles a da Ong Rosa Mulher, com informações e folhetos sobre câncer de mama, o Descomplica São Mateus, apresentando os serviços oferecidos na ampla ala de atendimento na Subprefeitura São Mateus, na Avenida Ragueb Chohfi, 1.400, dois Rotary – São Mateus e Avenida Mateo Bei – com suas divisões Rotary Interact e Rotary Kids, também divulgando seus serviços e entregando doações de roupas arrecadadas.

A empresa de coleta e limpeza urbana Ecourbis fez a distribuição de mudas de árvores, como goiaba, araçá e aroeira pimenteira, cujos frutos alimentam os pássaros. Na área da saúde, exposição de animais peçonhentos e aqueles indesejados no habitat humano e conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis. Houve, ainda, apresentação de flauta e violão, pelo grupo São Mateus em Movimento, corte de cabelo gratuito e sessões de massoterapia. Um carrinho de pipoca e um escorregador fizeram a alegria da criançada.

mudas de plantas em sacos apropriados estão depositadas no chão. Atrás, um cartaz no Reciclasampa, com mensagem Nós fazemos o Resto


Os organizadores, Fábio Rocha e Edgar dos Santos convidaram 60 proprietários de veículos antigos, praticamente todos da região de São Mateus, para levar suas históricas máquinas para o CDC. “Mas há muito mais colecionadores por aqui”, garante Edgar. “Faltam um espaço adequado para expormos os carros com certa frequência”, completa Fábio.

Pessoas enfileiradas à direita e à esquerda, admiram a passagem de uma pequena caminhonete antiga, pintada de laranja.
A abertura da solenidade foi feita pelo grupo de escoteiros Cruzeiro do Sul, que orientou o hasteamento das bandeiras nacional, de São Paulo, da cidade e a de São Mateus. O subprefeito Roberto Bernal lembrou que São Mateus vive um ciclo de desenvolvimento que não se nota na região central da cidade, muito afetada pela pandemia, com o fechamento de empresas e estabelecimentos comerciais. “Aqui temos uma proporção muito menor e, mesmo na crise, muitos empresários estão abrindo novos negócios, aproveitando o momento de baixa na pandemia, ou porque não há outra saída, com o desemprego. Temos ainda a chegada do Metrô, que está prestes a inaugurar mais uma estação, a do Jardim Colonial, que se encontra na fase de testes”, completou.

Uma kombi estilizada, com fachada azul claro e teto branco, com bagageiro e teto solar e um fusca vermelho estão estacionados em um espaço coberto com raspa de asfalto.
A chuva fina que caiu no sábado, em alguns momentos parecia atrapalhar a comemoração, mas logo cessava e as pessoas, que se escondiam debaixo das tendas, voltavam a circular.