Bairro da Gente reúne 800 pessoas no Jardim Santo André

Um dia inteiro de atividades para comemorar os 54 anos de fundação do bairro

Grupo de capoeira, canta, com instrumentos típicos, no meio de uma roda de crianças e adolescentes

Com início às 9 da manhã e término às 5 da tarde, o público viu apresentações artísticas e culturais, como a dança rítmica do grupo Afromix, capoeira, com o time da Ong Primeiro Passo. O Descomplica montou quatro pontos de atendimento na Força Cultural, na rua Jorge Carlos de Almeida, 30, para serviços como cadastro para emprego, preparação de currículo, pesquisa de situação do CPF, carteira digital, agendamentos de RG, Biometria e título de eleitor. Foram 54 pessoas atendidas nesse espaço.


A criançada se divertiu, brincando no pula-pula e na sala de pintura de rosto e jogos interativos. Na escola de cabeleireiros, foram realizados 26 cortes gratuitos de cabelo. Onze pessoas fizeram cadastro nos programas oficiais de concessão de benefícios sociais a famílias carentes.

Subprefeito de São Mateus conversa com a presidente da Ong Rosa Mulher, de prevenção ao câncer de mama


A Associação Tocando em Frente atendeu três deficientes visuais. Uma equipe da Ama/UBS Jardim Santo André fez 33 orientações sobre arbovírus (mosquitos que transmitem o vírus que causam doenças como dengue, Zika, febre chikungunya e febre amarela). A Ong Rosa Mulher fez orientação de prevenção ao câncer de mama para 13 pessoas. O grupo Bombeiros Unidos Sem Fronteiras realizou demonstrações de primeiros socorros, em casos de infarte.


Antes do Bairro da Gente ser instalado, a Subprefeitura São Mateus realizou ações de zeladoria, como a limpeza e corte de mato na Praça do Skate, localizada na esquina das ruas Miguel Ferreira de Melo com João Bernal, pintura de guias e postes, corte de mato e limpeza no entorno da antiga escola de lata, que recentemente. recebeu emenda parlamentar da Câmara Municipal, para a troca do telhado, parte que estava mais deteriorada. As lâminas de telha de metal estavam todas furadas e tortas.

Subprefeito de São Mateus conversa com integrante do grupo Bombeiros Unidos Sem Fronteiras


Esse espaço ficou abandonado, desde julho de 1998, quando os alunos foram transferidos para a EMEF Professora Theresa Maciel de Paula, construída um pouco mais acima, na mesma rua. O imóvel vinha sendo usado para descarte de lixo e entulho. Na revitalização, foram retirados dali 17 caminhões de sujeira.


O teto, que estava com as lâminas de metal furadas e tortas, foi substituído por um novo modelo, resistente e térmico. Uma das principais queixas de alunos e funcionários dos tempos da escola de lata era que o calor era intenso nos dias quentes e o frio também maior do que do lado de fora, no inverno.


Revitalizada e com uma portaria da Subprefeitura São Mateus de cessão de espaço público, a Ong Força Cultural é quem gere essas instalações. Assim que recebeu a permissão, uma equipe de voluntários vem trabalhando na limpeza, pintura e reforma das instalações. O cenário hoje nem se compara com a fase de degradação. Alguns cursos e eventos já são realizados, beneficiando uma população carente de cultura e formação profissional.