Água Legal vai garantir melhor saúde a moradores de áreas ocupadas

Ligações provisórias da Sabesp vão beneficiar quase 2.500 pessoas no Jardim Elizabeth II, Morumbizinho, Pinheirinho e Parque das Flores

Os investimentos e serviços que são realizados pela companhia estadual foram apresentados pelo superintendente da companhia estadual, Roberval Tavares de Souza, acompanhado por uma equipe do escritório regional de São Mateus ao subprefeito Roberto Bernal e ao chefe de gabinete, Américo Kikuta.

Autoridades com capacetes de proteção conversam em trecho de terra.


Após o encontro, realizado na Subprefeitura São Mateus, o grupo saiu para vistoriar as obras de implantação da rede de água da Sabesp, na área do Pinheirinho. Homens e máquinas trabalham neste momento numa transversal da Rua do Pinheiro. Em seguida, a equipe se deslocou para o Parque das Flores, para vistoriar a implantação da rede de água e a de esgoto na Rua Eucaliptos.

Essas obras fazem parte do Programa Água Legal é uma iniciativa da Sabesp para regularização de ligações de água em regiões de alta vulnerabilidade social, onde moradores são normalmente abastecidos de modo precário por tubulações improvisadas e sujeitas à contaminação. O propósito é levar saúde e qualidade de vida para a população, bem como a preservação dos recursos hídricos, além de promover a sustentabilidade urbana.

Nos próximos cinco anos, a previsão é de que mais de 700 mil pessoas sejam beneficiadas com a execução de 190 mil ligações. A população atendida passa a ter disponibilidade de água potável com regularidade e sem riscos de contaminação. Além disso, as famílias passam a possuir um comprovante de residência que se reflete em resgate da cidadania e acesso a crédito.

Já a Sabesp é responsável também por realizar atividades socioeducativas com a comunidade. Para isso, são realizados jogos interativos de educação ambiental e parcerias com as escolas para colocar o tema da "perda de água" em discussão.

Com a regularização, os novos clientes passam a ser incluídos na tarifa social da companhia, que hoje é de R$ 8,88 (valor de Jan/2020 ) para residências que consumam até 10 mil litros por mês, ou 34% da tarifa normal.

Mulher com as mãos sobre o mapa da região de São Mateus


Mais informações sobre o programa Água Legal, neste link.