Casa de Mediação usa diálogo para resolver pequenos conflitos

Saiba mais sobre a função desse setor e quando você pode utilizá-lo

Sala de vidro com uma placa à frente "Casa de Mediação".

É um serviço que estimular as pessoas em conflito à busca de resolução pacífica para os desentendimentos. As partes são assistidas por um mediador imparcial da Guarda Civil Metropolitana, treinado para garantir um ambiente seguro e justo, onde as pessoas possam participar ativamente do processo de resolução de seus próprios problemas, por meio do diálogo.


“A nossa maior demanda são os conflitos de vizinhança”, conta Celina dos Santos de Oliveira, supervisora da Casa de Mediação da Subprefeitura São Mateus. Segundo ela, a unidade realiza, em média, 50 atendimentos por mês. Porém, este número pode variar conforme a época. “Em períodos de chuva, por exemplo, a tendência é aumentar, pois ocorrem mais casos de infiltrações”, explica Celina, que também aponta a inclusão do Descomplica como fator de crescimento da demanda.

Mulher sentada olha para a tela do computador com suas mãos apoiadas no teclado da mesa.

Perturbação de sossego, queixas de barulho, intolerância e outros tipos de conflitos podem ser encaminhados ao setor de mediação. Fatos considerados como crimes não comportam mediação — o órgão é extrajudicial. Se o termo de acordo for descumprido, é reaberta a mediação, se for de interesse da parte reclamante. Quando o conflito não é resolvido, as partes são orientadas a ir à Procuradoria Geral do Município (CEJUSC), o Juizado de Pequenas Causas ou a Defensoria Pública.


A Casa de Mediação da Subprefeitura São Mateus está localizada na Avenida Ragueb Chohfi, 1400, funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.