Mateo Bei é monitorada por 20 câmeras

Nesta primeira etapa foram implantadas no trecho entre as ruas Margarida Cardoso dos Santos e Maestro João Balan

 Câmera da  Mateo Bei mostra o trânsito na avenida e um pequeno caminhão de mercadorias sendo descarregadas

O secretário de Segurança Urbana, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, veio à Subprefeitura São Mateus na noite desta segunda-feira (17/02) para a abertura oficial do City Câmeras, na principal avenida comercial do bairro e explicar a um grupo de comerciantes, líderes comunitários e servidores públicos como funciona esse sistema. “As imagens captadas pelas câmeras aparecem na tela das centrais da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar e ajudam a detectar quaisquer anormalidades”, afirmou. As 20 unidades instaladas na Mateo Bei foram cedidas pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Urbana.
Uma emenda parlamentar garantiu a instalação, o acesso à internet e a gravação de imagens por sete dias, armazenada em nuvem, o que garante a segurança e preservação do material, mesmo em um caso extremo, como um incêndio. O secretário elogiou a nitidez e a qualidade das câmeras instaladas na Mateo Bei, ao ver a movimentação ao vivo, no telão do auditório da Subprefeitura.

Pessoas sentadas em cadeiras de plástico azuis assistem a uma apresentação

Neste link há explicações sobre o projeto e é possível ver imagens das câmeras públicas. A maioria dos equipamentos tem sinal fechado, ou seja, apenas quem aceitou a instalação e os órgãos de segurança conseguem acesso, através de senha, o que impede a utilização indevida do vídeo.


Na apresentação, o coronel José Roberto informou que hoje São Paulo é a capital brasileira com menor índice de criminalidade, para cada grupo de 100 mil habitantes, porque é bem vigiada e policiada. Hoje estão em operação na cidade de São Paulo mais de 3 mil câmeras, conectadas com a GCM e com a PM.


Além do City Câmeras, há um aparato de sistemas eletrônicos agindo a favor da população. O secretário da Segurança Urbana citou o aplicativo SP+ Segura, que é explicado neste link. Outro sistema utilizado pela Prefeitura é o Dronepol, que utiliza drones para obter imagens aéreas de áreas violentas, com risco de deslizamento, incluindo o Carnaval e festividades com grande aglomeração de pessoas. Saiba mais neste link.


Antes do coronel José Roberto, o subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, fez uma apresentação sobre a transformação que está ocorrendo na região e das melhorias que a Prefeitura de São Paulo e a Subprefeitura têm realizado na Mateo Bei. Citou a implantação de calçada com acessibilidade no trecho entre as ruas Paulino Cursi, Ângelo de Cândia e Doutor Aureliano da Silva Arruda, dotada de rampas para cadeira de roda e piso tátil, para guiar os deficientes visuais. Bernal informou que a Mateo “é a nossa 25 de março. São cerca de mil estabelecimentos comerciais e salas de prestadores de serviços, que oferecem em torno de 5 mil empregos.”


O subprefeito relatou, ainda, que a chegada do Metrô ao largo de São Mateus trouxe junto uma nova fase de desenvolvimento. “Já foram entregues alguns prédios de apartamentos na Avenida Sapopemba, há outros sendo erguidos e novos deverão ser projetados, nos próximos meses”, acrescentou.


Disse, também, que a estação Colonial do Monotrilho, prevista para ser entregue em março do ano que vem, está com a obra acelerada e que a entrega pode até ser antecipada. Essa estação fica em frente à Subprefeitura, na Avenida Ragueb Chohfi, onde desde o final do ano passado funciona o Descomplica, que tem atendido uma média de mais de mil pessoas diariamente. Deve aumentar ainda mais nos próximos dias, com a incorporação do cartório de registro civil, o que elevará de 270 para mais de 300 serviços oferecidos.