Limpeza mecanizada no córrego Aricanduva

A Subprefeitura São Mateus está realizando o serviço de limpeza mecanizada no córrego Aricanduva, no trecho próximo à Rua Chaimé, Jardim São Gonçalo, distrito de São Mateus. Este trabalho é essencial para a prevenção de enchentes, principalmente agora com a chegada da estação das chuvas na cidade.

As equipes de zeladoria contam com caminhões basculantes, máquinas retroescavadeiras que retiram os detritos acumulados no leito e nas margens, é colocado n  para secar e ser levado para um aterro específico.

A limpeza do córrego também facilita a conservação do local e a condição de vida dos moradores das proximidades, principalmente no controle de ratos e moscas. Ressalta-se a importância de não jogar lixo e entulho dentro dos córregos.

RIBEIRÃO ARICANDUVA - A MAIOR BACIA PAULISTANA

Localizado na zona leste de São Paulo, sua área de drenagem possui mais de 100km² e seus principais córregos afluentes são: Rapadura, Rincão, Taboão, Inhumas e Riacho dos Machados. As primeiras obras da bacia datam entre as décadas de 70 e 80. O rio atravessa grande parte da região e perpassa pelas Subprefeituras da Penha, Itaquera, Vila Formosa e São Mateus.

A maioria dos córregos afluentes do Ribeirão Aricanduva foram canalizados, aumentam a velocidade das águas e causando alagamentos em áreas baixas da bacia. Para reduzir as enchentes, a Prefeitura de São Mateus passou a intensificar a ações e obras de combate às enchentes, como: construção de piscinões, alteamento de pontes, soleiras dentro do canal e polderes subterrâneos.

Informações retiradas da Secretaria de Obras.