Corte de mato no córrego Venda Velha

Trabalhadores uniformizados de macacão laranja fazem  o corte de mato e poda de grama. O que está à  frente acena para os demais. Logo adiante dois outros seguram a tela de proteção, para evitar o lançamento de detritos. Um está no gramado, no meio da tela, cortando a grama. Mais ao fundo, três outros trabalham. Uma divisão entre o mato que está cortado e o outro grande, mostra que há uma valeta no meio, provavelmente um riacho. No lado esquerdo,  há várias árvores.

O dia 05 de dezembro foi de intenso trabalho na Avenida Forte do Leme, Jardim 3 Marias. A Subprefeitura São Mateus iniciou o serviço de corte de mato nas margens do córrego Venda Velha. O corte de mato e grama é realizado pela Prefeitura em canteiros centrais e laterais de ruas, praças, córregos, escadarias, vielas, viadutos, pontes, ruas e terrenos públicos em toda a cidade. Vale destacar que esse córrego foi um dos que participaram do Programa Córrego Limpo.

trabalhador corta o capim alto que se formou às margens do córrego. Na parte inicial, a água, com aparência de estar limpa.  Ao fundo, uma casa, com portão metálico totalmente fechado.


Quando um munícipe identificar a necessidade de corte de mato e grama em canteiros centrais e laterais de ruas, praças, córregos, escadarias, vielas, viadutos, pontes, ruas e terrenos públicos é possível solicitar o serviço, pelos seguintes canais:

- Aplicativo SP156;
- Portal de Atendimento SP156;
- Central SP156;
- Praças de Atendimento das Subprefeituras;
- Descomplica SP São Miguel: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76, Vila Jacuí, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Trabalhadores, usam tela de proteção, à beira da guia, para evitar o lançamento de detritos, enquanto outros fazem o corte da grama e a limpeza do terreno. Do outro lado da rua, prédios baixos, que aparentam ser de empresas industriais.

Vale lembrar que é um serviço gratuito e está dentro das atribuições de zeladoria que a Prefeitura de São Paulo realiza.

Para que as equipes iniciem o trabalho, são realizadas as seguintes etapas:
- solicitação por meio dos canais de atendimento da Prefeitura;

- vistoria ao local indicado e avaliação das condições do local para determinar a necessidade e urgência do serviço e organizar a programação conforme as prioridades.

- caso haja necessidade de capinação ou roçada em calçada, calçadão, escadarias ou vielas, viadutos ou pontes, vias públicas ou terrenos públicos, casos em que a responsabilidade pela execução do serviço é da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), a Subprefeitura aciona a AMLURB para que o serviço seja realizado pela empresa com a qual aquela instituição tenha contrato ativo;

trabalhadores fazem o corte e a limpeza do mato à beira do córrego. Dois seguram a tela de proteção, que evita o lançamento de detritos. Várias árvores e coqueiros ornamentam a margem do córrego. Do outro lado, vários carros estão estacionados à beira de um muro. Ao fundo, prédio que se assemelha a instalações industriais.

- havendo necessidade de capinação ou roçada de praças, canteiros ou córregos, casos em que a responsabilidade pela execução do serviço é da Subprefeitura, a solicitação é inserida na programação dos serviços;

- a ordem de serviço é encaminhada para a equipe da empresa com contrato ativo para a execução dos serviços.

- capinação ou roçada é executada e os resíduos são levados para aterro sanitário.

Caso o mato esteja em calçada de imóvel particular ou em terreno particular, ou nos casos em que a Prefeitura não executa o serviço de capinação e roçada, o/a responsável pelo imóvel será notificado pela Prefeitura para providenciar a capinação ou roçada do local.