AMBULANTES DE SÃO MATEUS TERÃO TPU’s SUSPENSOS

Os 285 ambulantes que têm permissão de comercializar na região de São Mateus tiveram seus TPU’s (Termos de permissão de uso) suspensos nos dias 5,6 e 7 de novembro próximo. Essa medida foi adotada pela Subprefeitura para pôr fim ao excesso de ambulantes que obrigam pedestres a caminharem fora da calçada.

A Subprefeitura de São Mateus publicou no dia 26 de outubro, portaria que suspende temporariamente os 285 TPU’s  dos ambulantes que trabalham em sua região. Segundo o Subprefeito Clóvis Luiz Chaves, a decisão foi tomada porque muitos ambulantes não obedecem à localização determinada no termo de permissão, montando suas barracas em locais que obrigam os pedestres a caminharem na avenida disputando espaço com carros, ônibus e motos.

“Não podemos permitir que o pedestre corra risco em sua integridade física porque alguns ambulantes teimam em trabalhar em locais não permitidos”, declarou o subprefeito. Todos os ambulantes que têm autorização de comercializar em São Mateus estão concentrados nas avenidas Mateo Bei e Luiz Pires de Minas.

A Subprefeitura vem realizando operações constantes no combate ao comércio irregular com apreensão de mercadorias e retirada de barracas sem autorização para comercializar. Essas ações são necessárias para ordenar o espaço público e somente permitir àqueles que têm autorização para trabalhar seguindo as normas estabelecidas para o uso e ocupação da via pública.

Na Avenida Mateo Bei está quase a totalidade dos ambulantes cadastrados e autorizados e em dias de grande movimento suas calçadas ficam repletas de pessoas, que se espremem entre as barracas dos ambulantes; algumas pessoas com pressa, desviam o caminho pela pista, arriscando-se a serem atropeladas. Com a medida, espera-se que os ambulantes armem suas barracas nos devidos lugares, contribuindo para uma organização do espaço público.