CEU Alto Alegre é inaugurado

O CEU (Centro Educacional Unificado) Alto Alegre, localizado na avenida Bento Guelfi, foi inaugurado no sábado, 29 de novembro e contou com a presença do prefeito de São Paulo, do subprefeito de São Mateus, dos secretários de Infraestrutura Urbana e Obras; da Educação; da Participação e Parceria; do secretário de Estado da Casa Civil; vereadores da região; líderes comunitários e presença maciça da comunidade local.

Durante a inauguração o prefeito de São Paulo disse "com a extinção das escolas de lata, nosso próximo objetivo é acabar com o terceiro turno nas escolas e valorizar os profissionais da educação". Com a inauguração desse CEU, os três distritos de São Mateus (São Mateus, São Rafael e Iguatemi) possuem esse equipamento.

O CEU é um complexo educacional, esportivo e cultural. Além de contar com um Centro de Educação Infantil (CEI) - para crianças de zero a 3 anos, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) - para alunos de 4 a 6 anos e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Ensino de Jovens e Adultos (EJA), todos eles estão equipados com quadra poliesportiva, teatro, playground, piscinas, biblioteca, Telecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões. Tudo isso aberto à comunidade, inclusive nos finais de semana.

As obras foram iniciadas em junho e tiveram o investimento de R$ 25,5 milhões. “Não foi nada fácil construir esse CEU, encontramos várias dificuldades tanto para a compra do terreno, quanto para a escolha do nome, mas hoje a população pode usufruir desse belíssimo equipamento”, assinala o subprefeito de São Mateus.

O novo Centro Educacional Unificado (CEU) Alto Alegre foi construído em um espaço de 30.000 metros quadrados e conta com três piscinas – olímpica, recreativa e infantil. Na área externa foi construída uma quadra poliesportiva, aberta, cercada e com arquibancadas para o público.  Esta quadra é iluminada por doze holofotes de 500 Watts cada.

 

O CEU Alto Alegre está localizado em uma área acidentada, o que tornou necessária a implantação de escadarias e rampas para acesso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O bloco didático é constituído por 41 salas (9 para CEI, 9 para EMEI e 23 para EMEF) que serão utilizadas conforme a necessidade da região, incluindo laboratório de ciências, sala de informática e espaço multiuso.

Este bloco já está em funcionamento, e, no local estudam cerca de 2.700 crianças. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) o CEU Alto Alegre eliminou o terceiro turno da EMEF Wladmir de Toledo Piza.

O Bloco Esportivo e cultural (BEC) é formado por uma quadra poliesportiva coberta e pelo teatro com capacidade para 184 lugares.Com programação variada para todas as idades, os CEUs  garantem aos moradores dos bairros mais afastados acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, contribuindo, assim, com o desenvolvimento das comunidades locais.