Centro de Práticas Naturais em São Mateus

O Centro de Práticas Naturais (CPN) de São Mateus está localizado na  Rua Dr. Aureliano da Silva Arruda, 403. É um local destinado ao atendimento de munícipes de forma integral (corpo e mente),  concentra vários atendimentos terapêuticos num só espaço e faz orientações  voltadas à Medicina Tradicional e Práticas Integrativas em Saúde aos trabalhadores e à comunidade.

Inaugurado em dezembro de 2007, o objetivo  do CPN é incentivar ao desenvolvimento de ações que contribuam  na promoção à saúde. A necessidade de criar o CPN  na região surgiu a partir da idéia  de um grupo, que teve oportunidade e disponibilidade suficiente para, em seis meses,  colocar a idéia em prática.
 
O Centro de Práticas auxilia na melhoria dos pacientes através das opções de tratamento que são oferecidos, seja através da homeopatia ou acupuntura, com a intenção de buscar qualidade de vida.
 
Os tratamentos mais procurados são: acupuntura, homeopatia (infantil e adulto), práticas corporais e meditação, reflexologia, terapia comunitária, reik , zenshiatsu, alimentação saudável e orientação para o uso correto das plantas medicinais.
 
No que se refere às Plantas Medicinais, os profissionais participam de reuniões que contribuem com a  produção pelos agricultores da região, de forma a disponibilizá-las  para o sistema de saúde com qualidade e dentro da legislação.
 
Na Subprefeitura de São Mateus existe um horto com mais  de 80 espécies de plantas medicinais que é utilizado em parceria com o CPN no trabalho de orientação à população.Em média são atendidas mais de 150 pessoas por dia, nas diversas terapias. Um exemplo disso são as irmãs Nilza Celestino Rock da Silva, 54 anos, Nilda Paulino, 51 e Nildete Nely Celestino de 49 anos.
 
Elas dizem que todas as informações que adquirem no Centro são aplicados na prática.Para Nildete, a primeira freqüentadora e que está há mais de um ano no CPN responsável pela participação das outras duas passa um recado “eu indico o centro para todas as idades, não importa se é criança ou idoso, pois muitas pessoas doentes evitariam problemas na saúde se freqüentassem o centro assim como eu e minhas irmãs”.
 
Nilda, a última irmã a fazer parte dos cursos comenta “Minha neta tomava muitos remédios por conta dos problemas respiratórios que ela possui, quando comecei a participar dos tratamentos oferecidos pelo CPN, aprendi como funciona determinada doença e como posso fazer para trata-lós sem precisar de remédios”.
 
Nilza finaliza “a pessoa que tiver a oportunidade de conhecer o espaço uma vez, com certeza voltará mais vezes”.O horário de atendimento do CPN é de segunda à sexta das 7 às 19 horas, e para mais informações o telefone de contato é 2012-5175.