PREFEITURA DE SÃO PAULO

Jardim Santo André e Jardim São Francisco completam 55 anos

Os dois bairros foram oficializados em 11 de março de 1966

11/03/2021 15h49

 Antônio Fausto Gaspar comprou a área, dividiu  em duas partes e criou 1549 lotes. Numa colocou o nome de Jardim Santo André, para homenagear amigos que trabalhavam na Prefeitura do município vizinho. A outra foi denominada Jardim São Francisco, para lembrar a Faculdade de Direito onde havia se formado. 

Foram  sete casas inicialmente construídas, que logo se expandiram, com a compra dos lotes pelos trabalhadores de indústrias das cidades vizinhas do ABC. Na década de 1970 chegou a primeira escola, na de 80, começam a se instalar o comércio e as feiras livres. 

Na divisa do Jardim Santo André com Mauá fica o Morro do Cruzeiro, segundo ponto mais alto da cidade de São Paulo, perdendo apenas para o Pico do Jaraguá. São 990 metros de altura. Ambientalistas lutam pela preservação dessa área, que já está parcialmente habitada, e criação, ali,  de um Centro de Educação Ambiental.

No Jardim São Francisco, a luta é para a melhoria da infraestrutura do bairro e regularização das ocupações. 

Estas são algumas das ações que a Subprefeitura São Mateus realizou nestes bairros, nos últimos quatro anos: 

A Subprefeitura São Mateus apoiou a iniciativa da conselheira participativa e presidente da  Comissão de Festejos, Fátima Magalhães,  que em conjunto com entidades representativas dos bairros, concederam dois certificados de participação a antigos moradores: Thiago Oliveira e Tenile Muzzi.