Com esforço conjunto, São Mateus sai da lista dos mais afetados pela Covid-19

A luta é para que não haja afrouxamento, pois áreas vizinhas ainda mantêm índices altos de casos

Subprefeitura, Supervisão de Saúde, Defesa Civil, Conselho Participativo e organizações sociais de São Mateus têm atuado juntos, para conter o alastramento da Covid-19, num território onde vivem, pelas estimativas extraoficiais, em torno de 700 mil pessoas, parte considerável em ocupações irregulares, favelas e em situação de rua.

O subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, disse que a principal luta é para manter a população em casa, evitar aglomerações e conscientizar sobre a necessidade de uso da máscara, ao sair de casa. “É a melhor forma de diminuirmos a contaminação”, afirmou.

Desde que a quarentena foi decretada, a Subprefeitura São Mateus tem feito a lavagem química de locais sujeitos a disseminar a Covid-19, como calçadas e entradas das UBS – Unidades Básicas de Saúde – de maior movimento, de hospitais e de pontos de ônibus com grande presença humana. Essa faxina desinfetante é realizada com água de reúso, misturada com água sanitária e pulverização de bactericidas em corrimãos, assentos e escadas.

A fiscalização tem percorrido diariamente as ruas comerciais no território da Subprefeitura. Comerciantes que estão fora da permissão de funcionamento, para venda de produtos essenciais, mas insistem em abrir as portas, são alertados, num primeiro momento, para que mantenham o estabelecimento fechado, conforme determina a lei. Se a orientação deixa de ser seguida, após o alerta, o comerciante é multado.

Ação importante foi realizada pelos profissionais da saúde em duas agências da Caixa Econômica Federal, nos primeiros dias de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 reais, destinado pelo governo federal a pessoas que ficaram sem renda. Essa ajuda, mais o saque do seguro desemprego, geraram aglomeração. O pessoal da saúde entrou em cena, para ajudar a organizar filas com distanciamento, orientar as pessoas e até fornecer informações sobre alternativas de fazer o cadastro pela internet.

A supervisora de Saúde de São Mateus, Fabiana Zavatto, explica que “neste momento, a presença dos profissionais da saúde não é mais necessária, já que as filas diminuíram, há mais conscientização sobre o distanciamento e o uso de máscaras passou a ser obrigatório para entrar em qualquer estabelecimento, além do controle do número de pessoas e fornecimento de álcool para a desinfecção das mãos”.

A Subprefeitura São Mateus reforça a necessidade de manter essas regras até o dia 31 de maio, período estipulado para a quarentena e que poderá ser prorrogado, caso a pandemia continue se alastrando e o atendimento médico corra risco de esgotamento, pela ocupação dos leitos de UTI.

Homem, com roupas e equipamentos de proteção, segura mangueira com jato d'água, lavando calçada. À frente uma carreta está passando na rua.

Portas de vários estabelecimentos comerciais estão fechadas, poucas pessoas transitam na avenida comercial.