Castração e documento de animais saem rápidos no Descomplica

Setor é responsável pelos registros e cuidados com os animais

Panfletos com os dizeres: "Como cuidar do seu cão" e "Como cuidar do seu gato"; ilustrações dos animais.

Precisa vacinar seu cão ou gato? Encontrou um animal abandonado na rua e deseja adotá-lo? Serviços como esses podem ser solicitados gratuitamente no Descomplica São Mateus, que aciona a Divisão de Vigilância de Zoonoses. Dentre os mais procurados estão o Registro Geral do Animal (RGA), para identificação, e o cadastro para castração.


Para vacinação, o responsável pelo animal deve ir à SUVIS São Mateus, na Rua Mauro Bonafé Pauletti, 199 — o funcionamento é diário, das 9h às 17h. Os documentos necessários para realizar qualquer serviço são: RG, CPF e comprovante de residência atualizado, que deve estar no nome da pessoa que fará o cadastro, além do RGA.

Elizabeth está sentada olhando para a tela do computador com a mão sobre o mouse.


Cerca de mil atendimentos são feitos por mês, em média. “Janeiro é o mais movimentado”, diz Elizabeth Schiavon Chiantia, atendente do Descomplica São Mateus. Segundo ela, com a nova estrutura do programa, aumentou a velocidade do atendimento. “Temos tido muitos elogios pela rapidez”, conta Elizabeth.


ABANDONO


O setor recebe muitos casos de pessoas que encontram o animal na rua, sensibilizam-se e o registra para cuidar. Com o registro, o cidadão passa a ser responsável civil e criminalmente pelo animal. “Orientamos a pessoa sobre a responsabilidade que assume. Mas, normalmente, quem se prontifica a pegar e registrar, cuida bem dele”, afirma a atendente.


A castração é oferecida gratuitamente aos cães e gatos com idade de três meses até oito anos, residentes no município. A vacinação contra raiva deve ser feita a partir dos três meses de idade do animal. Mais informações neste link.


O Descomplica São Mateus funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta, na Avenida Ragueb Chohfi, 1400, dentro da Subprefeitura São Mateus.