PREFEITURA DE SÃO PAULO

São Paulo tem nova pista de skate no Parque do Chuvisco

Equipamento localizado na Zona Sul conta com 29 obstáculos e 2.170m²

17/05/2019 08h19

Foto colorida de um skatista andando na nova pista de skate do Parque do Chuvisco

De Secretaria Especial de Comunicação

Mais de 150 skatistas foram conferir, neste domingo (19), a nova pista da cidade inaugurada pelo prefeito Bruno Covas. Localizada no Parque do Chuvisco, no Jardim Aeroporto, Zona Sul, o local conta com 29 obstáculos e ocupa uma área de 1.420m² de pista plana e 750m² de pista inclinada, totalizando 2.170m². Trata-se de um dos maiores espaços destinados à prática em São Paulo.

"O Parque do Chuvisco foi inaugurado em janeiro de 2017, pelo então prefeito João Doria, e nosso objetivo é deixá-lo cada vez melhor. Esta pista é o resultado de um trabalho de parceria com a comunidade, os skatistas e os parlamentares. Desta forma, conseguimos pensar na política pública na área do esporte", declarou Bruno Covas.

O projeto arquitetônico foi assinado pela Pug Skateparks (empresa do campeão mundial de skate Murilo Peres), que priorizou o aspecto flow park, formado por uma área de circuito horizontal com obstáculos (plaza), integrada a um circuito de transições (skate park). As duas incorporações são modalidades olímpicas.

O skate, assim como o surfe, o karatê e a escalada, foi incluído no programa da Olimpíada 2020 , que será realizada em Tóquio, no Japão.

As obras da pista do Parque do Chuvisco foram iniciadas em dezembro de 2018, com o gerenciamento da São Paulo Obras (SPObras), e valor estimado de R$ 1,2 milhão. O novo espaço integra a área já existente de parque urbano e atende ao grande número de skatistas da modalidade. Marcelo Massari, de 20 anos, que trabalha em uma skateshop na Praça da Árvore, é um deles.

"Não havia nenhum lugar na região. Esta pista é completa, com obstáculos, rampas, transição. Estarei sempre por aqui", garantiu.

Para o adestrador de cães Victor Branco, de 35 anos, que foi adepto do skate no passado, a pista do Parque do Chuvisco será uma oportunidade para estimular seu filho Enzo, 6. O garotinho é skatista há um ano e ele quer ensinar o pequeno a progredir nas manobras.

"Voltei a praticar por causa do Enzo. Skate é um esporte, é saudável. Como moramos perto do parque, será muito bom para nossos treinos", afirmou.

Sobre o Parque do Chuvisco

Inaugurado em abril de 2017, o Parque do Chuvisco tem área de 37.050,97m². Funciona das 7h às 18h e conta com acessibilidade na entrada, áreas de circulação, equipamentos de ginástica e sanitários.

No local os visitantes podem utilizar a quadra de bocha, quiosques com mesas e bancos, três quadras poliesportivas, quatro áreas com equipamentos para ginástica, pisca de caminhada e uma ciclovia, entre outras dependências.