São Paulo tem nova pista de skate no Parque do Chuvisco

Equipamento localizado na Zona Sul conta com 29 obstáculos e 2.170m²

Foto colorida de um skatista andando na nova pista de skate do Parque do Chuvisco

De Secretaria Especial de Comunicação

Mais de 150 skatistas foram conferir, neste domingo (19), a nova pista da cidade inaugurada pelo prefeito Bruno Covas. Localizada no Parque do Chuvisco, no Jardim Aeroporto, Zona Sul, o local conta com 29 obstáculos e ocupa uma área de 1.420m² de pista plana e 750m² de pista inclinada, totalizando 2.170m². Trata-se de um dos maiores espaços destinados à prática em São Paulo.

"O Parque do Chuvisco foi inaugurado em janeiro de 2017, pelo então prefeito João Doria, e nosso objetivo é deixá-lo cada vez melhor. Esta pista é o resultado de um trabalho de parceria com a comunidade, os skatistas e os parlamentares. Desta forma, conseguimos pensar na política pública na área do esporte", declarou Bruno Covas.

O projeto arquitetônico foi assinado pela Pug Skateparks (empresa do campeão mundial de skate Murilo Peres), que priorizou o aspecto flow park, formado por uma área de circuito horizontal com obstáculos (plaza), integrada a um circuito de transições (skate park). As duas incorporações são modalidades olímpicas.

O skate, assim como o surfe, o karatê e a escalada, foi incluído no programa da Olimpíada 2020 , que será realizada em Tóquio, no Japão.

As obras da pista do Parque do Chuvisco foram iniciadas em dezembro de 2018, com o gerenciamento da São Paulo Obras (SPObras), e valor estimado de R$ 1,2 milhão. O novo espaço integra a área já existente de parque urbano e atende ao grande número de skatistas da modalidade. Marcelo Massari, de 20 anos, que trabalha em uma skateshop na Praça da Árvore, é um deles.

"Não havia nenhum lugar na região. Esta pista é completa, com obstáculos, rampas, transição. Estarei sempre por aqui", garantiu.

Para o adestrador de cães Victor Branco, de 35 anos, que foi adepto do skate no passado, a pista do Parque do Chuvisco será uma oportunidade para estimular seu filho Enzo, 6. O garotinho é skatista há um ano e ele quer ensinar o pequeno a progredir nas manobras.

"Voltei a praticar por causa do Enzo. Skate é um esporte, é saudável. Como moramos perto do parque, será muito bom para nossos treinos", afirmou.

Sobre o Parque do Chuvisco

Inaugurado em abril de 2017, o Parque do Chuvisco tem área de 37.050,97m². Funciona das 7h às 18h e conta com acessibilidade na entrada, áreas de circulação, equipamentos de ginástica e sanitários.

No local os visitantes podem utilizar a quadra de bocha, quiosques com mesas e bancos, três quadras poliesportivas, quatro áreas com equipamentos para ginástica, pisca de caminhada e uma ciclovia, entre outras dependências.