PREFEITURA DE SÃO PAULO

Corredor Binário Santo Amaro: mais da metade das obras já estão finalizadas

Confira os trechos e ruas que já estão liberados ao tráfego de veículos

06/11/2014 14h03

 As obras do Corredor Binário Santo Amaro seguem em ritmo acelerado com diversas frentes entregues.
Na Rua Adolfo Pinheiro, no cruzamento da Rua Américo Brasiliense até a Rua Graham Bell o pavimento rígido, guias e sarjetas já estão prontos e no momento estão sendo feitas as novas calçadas.

Calçadas em execução

 

No trecho compreendido entre as ruas Graham Bell e Marechal Deodoro, um quarteirão, está sendo feito o pavimento rígido do futuro corredor.
 

Trecho do pavimento rígido de concreto em execução

Na Rua Adolfo Pinheiro passando pela Alameda Santo Amaro e seguindo até a Rua Isabel Schmidt, um novo trecho de quadra de pavimento rígido está sendo executado. No total, três quadras que fazem parte deste trecho estão obras no momento. A calçada está sendo alargada e está sendo executada uma canaleta para drenagem das águas pluviais. Esse trecho todo deverá ser entregue até o final de novembro para que não ocorram transtornos para o comércio no final do ano.

Outro trecho em obras no corredor é o da Rua Suzana Rodrigues. Três quarteirões da via que vai desde a Rua Roberto Alves até a Rua Benedito Fernandes estão recebendo pavimento rígido do corredor, obras de guias e sarjetas. Essa via desemboca na Rua Benedito Fernandes, perto da Estrada M'Boi Mirim, que também se encontra em obras de corredor de ônibus.
Diversos trechos do corredor já foram liberados para o tráfego.
 

Mais um trecho do corredor com o novo pavimento rígido, faltando apenas a execução das calçadas

Os trechos já entregues e que estão liberados ao tráfego de carros – antes da implantação da operação do corredor – são: na Avenida Adolfo Pinheiros, Rua Senador Jose Diniz até a Rua Marechal Deodoro e Rua Padre Anchieta até a Rua Marechal Deodoro, exceto os cruzamentos.
Na Rua Antônio Bento no trecho entre a Rua 9 de Julho até a Av. Mário Lopes Leão, próximo à Praça Dona Benta, num trecho de quatro quadras, todo o pavimento rígido também se encontra liberado, inclusive com novo recapeamento das duas pistas de veículos leves, calçadas, guias e sarjetas.

 

Trecho do Binário Santo Amaro já concluído

"Estamos num ritmo bem acelerado dos trabalhos, pois já temos mais de 60% das obras do binário concluídas", afirma o engenheiro Omar Ayub, da SPObras, responsável pelas intervenções no local.
Entenda o Corredor Binário Santo Amaro
As obras do Binário Santo Amaro consistem no alargamento das avenidas Mario Lopes Leão, entre a Rua Doutor Antonio Bento e a Praça Salim Farah Maluf e da Rua Barão do Rio Branco, entre a Avenida Mario Lopes Leão e Rua da Matriz; na recuperação do pavimento flexível existente nas vias que sofrerão intervenção, bem como execução do pavimento rígido em todo o trecho do binário, incluindo a troca das paradas de ônibus, nova iluminação, nova sinalização semafórica e paisagismo.

A obra irá promover a alteração do fluxo viário, transformando em mão única a Avenida Adolfo Pinheiro, no sentido Centro, em toda a sua extensão e alteração para mão única de circulação na Avenida Adolfo Pinheiros, sentido Centro, entre o Largo Treze de Maio e a Rua Conde de Itu.
Outras vias como Avenida Padre José Maria, as ruas São Benedito e Comendador Elias Zarzur também sofrerão alterações de tráfego.
Todo o corredor deverá contar com sinalização semafórica sincronizada. Outro dado importante dos corredores de ônibus é a durabilidade: são 24 centímetros de concreto armado que garantem durabilidade extremamente longa, poupando manutenção das vias, trazendo ao longo dos anos economia aos cofres públicos.

 

Mapa da obra

 

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação
03/11/2014 - SPObras