2024 com a importante Tradição nas Celebrações pelos 472 anos de Santo Amaro

As festividades estão em roteiro especial com costumes e memórias guiadas pelo CETRASA – Centro das Tradições de Santo Amaro e gestão da Subprefeitura Santo Amaro

Na segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, será celebrado os 472 anos do bairro mais histórico da capital paulista, o antigo município de Santo Amaro. Em outros tempos, a cidade de Santo Amaro era um distrito que ficava longe da cidade de São Paulo, que era povoado mais para o centro da cidade. Já ouviu o termo que todo indivíduo de mais idade fala: “No meu tempo isso aqui era tudo mato”?

Pois bem, os bairros que hoje conhecemos entre Santo Amaro e “São Paulo” eram realmente grandes campos de mata, vegetação, pasto e sem nenhuma “selva de pedra”, portanto a cidade de Santo Amaro viveu por 103 anos como independente, até que em 1935, São Paulo anexou Santo Amaro como bairro do que é hoje a maior metrópole da América Latina.

Por ser uma região ao qual é dois anos mais velha do que a própria cidade de São Paulo e, historicamente, ser afastado da antiga cidade, os santamarenses criaram histórias, cultura, povos, dialetos e até uma política própria.

Há quem estranhe tamanha cultura regional, mas a verdade é que não há região tradicional no Estado, talvez no Brasil, com uma alegria tão grande em ser munícipe da nossa Zona Sul.

Os tradicionalíssimos eventos de comemorações ao aniversário de Santo Amaro serão iniciados no dia 15/01, às 12h, com a Missa Solene em Comemoração ao Aniversário de Santo Amaro, o Abade São Mauro e do 338º. Aniversário da criação da Paróquia de Santo Amaro, celebrada pelo Bispo Diocesano de Santo Amaro, Dom José Negri, na Catedral de Santo Amaro (Av. Adolfo Pinheiro, s/n - Santo Amaro, São Paulo/SP).

A Missa Solene é uma realização da Diocese de Santo Amaro e faz parte da programação de aniversário pelos 472 anos de Santo Amaro, que é desenvolvida pelo CETRASA – Centro de Tradições de Santo Amaro e Subprefeitura Santo Amaro, com o apoio da Associação Comercial de Santo Amaro – Distrital Sul.

Como destaque na programação 2024, que vai ter na noite do dia 15/01, às 19h, a Cerimônia: “SANTO AMARO NÃO PARA - Homenagem Contribuição Cidadã”. O evento marca a primeira edição da Homenagem pela Parceria e Participação Cidadã das pessoas em suas instituições que contribuíram com a Gestão Thamyris Nagell na Subprefeitura Santo Amaro em 2023, ajudando na transformação e melhorias para região e seus distritos: Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande. Após a sessão solene será servido o coquetel no hall de entrada com festividade temática em referências às tradições Santamarenses de 1552 a 2024. A noite de homenagens acontecerá no Teatro Municipal de Santo Amaro - Paulo Eiró - Avenida Adolfo Pinheiro, 765. São Paulo/SP.

Como Santo Amaro não para! Dia 20/01 o CETRASA - Centro das Tradições de Santo Amaro e a Subprefeitura de Santo Amaro, convidam a todos para uma caminhada pelos principais e mais marcantes locais que fazem parte da história e do dia a dia dos santamarenses e “botinas amarelas”, venham percorrer: AS TRILHAS DO LEGADO - UM BREVE PASSEIO PELA HISTÓRIA DE SANTO AMARO. Local de Partida: Catedral de Santo Amaro. Largo Treze de Maio. Concentração: 8h. Saída: 9h. Local de chegada: CETRASA - Centro das Tradições de Santo Amaro (Avenida Prof. Alceu Maynard de Araújo, 32, Vila Cruzeiro. São Paulo/SP).

A região Santo Amaro é formada e está focada em prosperidade que está presente em situações diversas, que chegam com sociabilidade e incentivos aos novos capítulos da história, escritos no dia a dia.

Estão apoiando o desenvolvimento e avanços nos 472 anos de Santo Amaro com a Subprefeitura Santo Amaro as representações:

CETRASA – Centro das Tradições de Santo Amaro. ACSP - Associação Comercial de São Paulo, Distrital Sul. CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Distrital Sul. AESUL – Associação Empresarial da Região Sul. ADE Sampa. SEBRAE Santo Amaro. Igreja Matriz de Santo Amaro. Catedral Anglicana de Santo Amaro. Guarda Civil Metropolitana. Polícia Militar. Corpo de Bombeiros Defesa Civil do Município de São Paulo. OAB Santo Amaro. Conseg Santo Amaro. Conseg Campo Belo. Conseg Campo Grande. Conseg Vila Joaniza. SESC Santo Amaro. Senai Ary Torres. Senai Santo Amaro – Suíço-Brasileira. SANTO MERCADO – Mercado Municipal de Santo Amaro. Clube Hípico de Santo Amaro. Secretaria Municipal de Cultura com as Casas Culturais: Júlio Guerra e Manoel Mendonça. Centro Cultural de Santo Amaro. Teatro Municipal de Santo Amaro, Paulo Eiró. Grupo Sul News. Zona Sul Notícias. Notícias da Região. Notícias da Região Sul. Revista Ideias da Sul. Tribuna de Santo Amaro. A3 Agência de Imagens e Notícias. Programa Metrópole em Foco (Rádio Trianon). Alvarenga TV. Guardiã da Notícia. Como, também as representações de setores comerciais e a sociedade civil que estão sempre presentes e que renovam apoios para a realização do calendário de ações e eventos ao longo de 2024.