Subprefeitura Santo Amaro acaba com 32 pontos viciados de lixo e entulho

As iniciativas para manter a cidade limpa e livre de entulho e lixo despejados irregularmente nas ruas, calçadas e avenidas são realizadas rotineiramente. Na Subprefeitura de Santo Amaro o trabalho das equipes de limpeza e de revitalização dos espaços tem coibido novos descartes do material com ações constantes de fiscalização e de limpeza, além de alertas feitos por meio de placas fincadas nas áreas mais problemáticas. 

Desde o inicio da gestão foram eliminados 32 locais que recebiam todo tipo objeto como restos de madeira, entulho de obras, pneus, parte de móveis e de eletrodomésticos, entre outras coisas. Além da limpeza realizada diariamente, em determinados locais feitos mais de uma vez por dia. Em outros foi preciso realizar a urbanização dos espaços para acabar com o descarte.  

"A população precisa ter consciência e não abandonar o lixo em qualquer lugar. Para isso existem dois Ecopontos na região e um projeto para implementação de mais um sob o Viaduto Austregésilo de Athayde, na Vereador José Diniz sobre a Jornalista Roberto Marinho. Os pneus velhos podem ser deixados no terreno da prefeitura localizado na Av. Miguel Yunes, 581 que já esta recebendo uma média de 1.500 pneus por semana", explica o Subprefeito de Santo Amaro, Geraldo Mantovani Filho.  

Um dos muitos exemplos de iniciativa bem sucedida é o canteiro central da Avenida das Nações Unidas, próximo ao Credicard Hall. Ali, duas empresas da região assinaram um termo de cooperação com a Subprefeitura para cuidar do local. Foram feitos morretes e plantadas espécies ornamentais. Atualmente a região da Subprefeitura de Santo Amaro conta com 100 termos de cooperação firmados com a iniciativa privada para manter em ordem praças e canteiros. A Sub arca com a manutenção de outros 111 locais.  

O descarte de lixo na via pública é passível de multa e apreensão do veículo, quando existe flagrante, e crime ambiental de acordo com legislação estadual. A população pode denunciar a irregularidade através do telefone 156 ou diretamente na Praça de Atendimento da Subprefeitura.