Resto de poda tem nova utilização na Sub Santo Amaro

A iniciativa, inédita na cidade, vai garantir adubo orgânico que será utilizado em Praças e Parques da região

As questões ambientais têm sido notícia em vários veículos de comunicação mundial, além de ser assunto freqüente em conversas informais travadas no cotidiano das pessoas. Para melhorar a qualidade de vida de funcionários e cooperar com as ações relativas à preservação do meio-ambiente, a Subprefeitura de Santo Amaro adquiriu uma máquina de triturar galhos.

Os resultados são muitos: economia nos gastos públicos, maior produtividade dos funcionários e contribuição com o trânsito da cidade, uma vez que haverá diminuição do número de caminhões nas ruas. Com a aquisição serão trituradas aproximadamente 80 toneladas de resíduos de podas de árvores por mês, que não serão mais levados para o aterro CDR Pedreira, localizado na Estrada da Barrocada, 7.450 no bairro do Tremembé, distante 60 km da sede da Subprefeitura.

"Antes esse material era levado para o aterro por dois caminhões, agora com o uso da máquina o material proveniente das podas será reutilizado", explica o Subprefeito de Santo Amaro, Geraldo Mantovani Filho. Depois de triturado o material passará pelo processo de compostagem, e o adubo orgânico resultante será utilizado nas praças e parques situados na área sob jurisdição da Sub. 

O resultado da trituração também poderá ser cedido às demais Subprefeituras. E em longo prazo, como subproduto, podendo ser utilizado como cama de frango e ratos brancos, matéria prima para confecção de blocos para lareira, entre outras utilidades. E os subprodutos doados futuramente a ONG´S.

Com uma produção de 2,5 m³/h, a máquina, que também é elétrica tem a possibilidade de triturar galhos de até 8 polegadas, e a regulagem  possibilita o resultado final em diversas espessuras.

A economia também se estenderá ao combustível gasto e conseqüentemente aos gases poluentes,que deixarão de ser liberados pelos dois caminhões da Subprefeitura. Eles deixam de fazer 20 viagens por mês e percorrer 2.400 km, distância de ida e volta, até o aterro. Isso significa menos caminhões nas grandes ruas e avenidas, menos engarrafamentos e aumento na produtividade em até 50%, lembrando que eles passaram por um treinamento oferecido pelo fabricante para operar a máquina com agilidade e segurança.

Deixando de receber 80 toneladas de resíduo por mês, o aterro terá uma vida útil maior, isto é, terá capacidade de receber resíduos por mais tempo, pois todos os aterros têm um limite de armazenagem. É importante ressaltar, que entre as 31 Subprefeituras, a Sub de Santo Amaro é a única que conta com a máquina de trituração. 

 

Mais informações:
Subprefeitura de Santo Amaro
Assessoria de imprensa
http://santoamaro.prefeitura.sp.gov.br
Tel.: 3396-6103 / 6113 / 9940-9211