Clubes esportivos passaram por melhorias nos últimos quatro anos

Os clubes esportivos municipais localizados nos distritos de Santo Amaro, Campo Grande e Campo Belo, área sob jurisdição da subprefeitura de Santo Amaro, passaram por obras de melhorias ao longo dos últimos quatro anos. Com isso, mais de 10 mil pessoas que freqüentam os nove clubes da região semanalmente foram beneficiadas.

Além das reformas na estrutura física, os Clubes também ganharam um novo calendário de atividades, com a implantação do Programa Clube Escola a partir de maio de 2007. O Clube Escola Santo Amaro (Joerg Bruder) foi um dos pilotos do Programa e ajudou a redefinir um novo modelo de esporte educacional para a região, e que também passou por melhorias, atendendo às solicitações dos usuários.

A falta de iluminação era uma antiga reivindicação dos freqüentadores. O problema acontecia em alguns clubes da região e, conseqüentemente, faltava infra-estrutura para a pratica de algumas modalidades como futebol e basquete, por exemplo.

A implantação de torres foi possível através de um programa da Secretaria Municipal de Esportes (SEME), anunciado em maio de 2007, que destinou recursos para a colocação de torres de iluminação nos clubes da cidade. A partir desta data os clubes Maria Felizarda, Anhanguera, Bola Preta e Estrela de Campo Grande ganharam novos postes.

Outros clubes também passaram por obras estruturais, como as melhorias feitas no Clube Escola Jardim Sabará, antigo Abreu Sodré, localizado no bairro Sabará. Para atender aos cerca de 2.300 alunos e dar acesso a portadores de deficiência e mobilidade reduzida, foi implantada total acessibilidade, como o nivelamento do piso e rampas de acesso a toda área interna, além da construção de um novo vestiário adaptado, com a colocação de barras de apoio, chuveiro, pia e vaso sanitário, específico para portadores de deficiência.

A piscina recebeu novos azulejos, aquecimento e manutenção dos encanamentos. No deck foram colocadas pedras mineiras, um tipo de piso antiderrapante que proporciona mais segurança a alunos e professores. A área conta agora com cinco novas torres de iluminação e dez refletores. Até o final do mês de janeiro deverão ser instaladas oito novas plataformas de partida na piscina.

Depois da reforma o clube passou a oferecer aos alunos novas opções de cursos, como: pólo aquático, yoga, jiu-jitsu, além daquelas que já existiam: hidroginástica, capoeira, natação, sapateado, dança de salão, ballet, futebol de salão, basquete e ginástica em geral.

Outro importante equipamento esportivo da região, o Clube Escola Maria Felizarda, também passou por obras. Agora os cerca de 600 frequentadores diários contam com dois novos vestiários – seis no total -, além da implantação da pista de Cooper, localizada ao redor do campo de futebol. A quadra de society, que antes era de areia, ganhou grama sintética e nove torres de iluminação.

Porém as melhorias não ficaram apenas na área esportiva. Desde março de 2008 o clube conta com um Telecentro e para abrigá-lo foi construída uma sala com as adaptações necessárias para o funcionamento de 20 computadores com acesso á Internet.