Baixas Temperaturas 2019: Assistência Social realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos

Atendimento às pessoas em situação de rua é feito em todas as estações do ano; população pode ajudar solicitando uma abordagem social via Central 156

De Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos durante as intervenções da Operação Baixas Temperaturas, até o dia 20 de setembro, segundo dados preliminares divulgados pela pasta. Deste total, 37 mil atendimentos ocorreram durante os plantões (noite/madrugada) da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), que pode ser acionada via Central 156.

Durante todas os meses do ano a Prefeitura de São Paulo atende às pessoas em situação de rua nos equipamentos administrados pela SMADS por meio de parceria com organizações sociais que oferecem acolhimento (banho, refeições, pernoite, atendimento social) e Núcleos de Convivência, que são locais onde essa população pode passar o dia, ter acesso a refeições, participar de oficinas, receber o atendimento social, tomar banho, lavar suas roupas e receber encaminhamentos para outras políticas públicas.

A pasta também conta com orientadores socioeducativos dos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS), que fazem abordagens em pontos estratégicos da cidade, todos os dias da semana, ofertando encaminhamentos (para as pessoas que aceitam) a rede de acolhimento e outros serviços da rede pública. Entre maio e setembro, foram realizadas mais de 181 mil abordagens, que resultaram em 119 mil encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e outras políticas públicas.

No período das 22h às 8h, a abordagem é realizada pela Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), que deve ser acionada via Central 156.

A população também pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156, que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação: o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado); citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Atualmente, a cidade tem 139 serviços para pessoas em situação de rua com mais de 21 mil vagas, sendo mais de 17 mil de acolhimento.

Baixas Temperaturas 2019

A operação entrou em vigor no dia 22 de maio e foi reforçada sempre que a temperatura atingiu um patamar igual ou inferior a 13°C ou sensação térmica equivalente.

O grande destaque do plano em 2019 foi a ampliação do número de orientadores socioeducativos que atuavam nas ruas durante as madrugadas abordando as pessoas em situação de rua e promovendo os encaminhamentos para os equipamentos da rede pública de acolhimento. Equipes ligadas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) auxiliaram nos atendimentos daqueles que necessitaram de ações especificas de saúde.

Outra novidade foi a implementação de abrigos emergenciais em Centros Esportivos administrados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

As ações intersecretariais também contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), que cedeu alguns ônibus que foram utilizados em pontos de grande concentração de pessoas em situação de rua, e que agilizaram os encaminhamentos.